Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA







TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): CONHECER PARA NÃO NEGLIGENCIAR






SABRINA KELLY VASCONCELOS FLORÊNCIO








JOÃO PESSOA – PB
2012
SABRINA KELLY VASCONCELOS FLORÊNCIO




TRANSTORNO DEDÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): CONHECER PARA NÃO NEGLIGENCIAR










Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Curso de Especialização em Psicopedagogia das Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a obtenção do Título de Especialista.Orientadora: Antonia Amélia Sales Nóbrega Coutinho, Ms











JOÃO PESSOA – PB
2012
SABRINA KELLY VASCONCELOS FLORÊNCIO




TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): CONHECER PARA NÃO NEGLIGENCIAR




Trabalho aprovado em: ______/______/______


Nota:_____________




______________________________________
Antonia Amélia Sales Nóbrega Coutinho, MsOrientadora











JOÃO PESSOA – PB
2012









































"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formarmentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Jean Piaget
RESUMO


Este artigo destaca a importância de pais, educadores e a sociedade em geral conhecer aprofundadamente uma sigla que está se tornando cada vez mais comum o TDAH – OTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São milhões de pessoas com esse distúrbio, e é importante entender que a criança hiperativa apresenta as dificuldades mais comuns da infância, porém de forma mais exagerada possível. Os primeiros indícios de TDAH aparecem muitas vezes a partir dos sete anos de idade, e é caracterizado pelos sinais de desatenção, impulsividade e hiperatividade. A criançahiperativa representa um enorme desafio para a família e também educadores (as). Sugere-se que a hiperatividade pode ser o problema mais constante e comum na infância, porém, isso não está sendo bem analisado principalmente pelos educadores (as) que normalmente não conseguem distinguir se uma criança tem TDAH ou falta de limites. Estudos revelam que não há cura para o TDAH, mas a melhora pode serimportante na maioria dos casos, principalmente se tiver um acompanhamento com profissionais capacitados. Assim, problemas apresentados pela criança hiperativa devem ser administrados, dia a dia, durante a infância e a adolescência. Muitas vezes é observado principalmente em sala de aula uma negligência no que se diz respeito ao conhecimento do assunto mesmo que este esteja sendo talvez o assuntodo momento. É importante ressaltar que adultos também tem TDAH, na realidade como já fora citado, o TDAH vem desde a infância e permanece na vida posterior, ou seja, adulta. Assim, este artigo mostra de maneira clara e objetiva, principalmente para profissionais como educadores e psicopedagogos que esse transtorno deve ser analisado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais daárea de saúde e educação. A falta de conhecimento sobre o TDAH faz com que muitos educadores e até mesmo a família rotulem seus alunos (as) e filhos (as). O fato é que nem sempre as pessoas estão preparadas para cuidar dessas crianças por não terem o conhecimento devido desse assunto nem mesmo a vontade de saber como é possível ajudá-las.


Palavras- chave: TDAH, conhecimento, dúvidas,...
tracking img