Fichamento bibliografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓICOS DA LINGUAGEM HUMANA
A linguagem é, de fato, de grande importância para as nossas relações em geral. Relacionamo-nos conosco, com o outro e com o mundo atravésda linguagem. É através dela que exprimimos pensamentos, sentimentos; é por ela que expressamos nossa capacidade criadora nas artes; é com ela que somos animais políticos; é através dela que damossignificação às coisas e nós próprios. Tem-se que a linguagem é inseparável do homem. É o principal meio pelo qual conduzimos nossas vidas. Ela é a linguagem, segue-nos em todos os nossos atos, sendo oinstrumento modelador do pensar, do sentir do interagir.
Há quatro fatores fundamentais que constituem a linguagem humana: o físico; o sociocultural; o psicológico e o linguístico. (p. 3)CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM
No processo evolutivo do ser humano concepções de linguagem foram sendo formuladas: a concepção de linguagem como forma do pensamento; a linguagem como instrumento de comunicação; alinguagem como forma de integração.
A concepção de linguagem como expressão de pensamento, remetendo a idéia de que a linguagem era considerada como a tradução do pensamento e partia de uma gramáticanormativa. (p. 4 e 5)

A INTERAÇÃO VERBAL
Nas interações sociais a linguagem ultrapassa as fronteiras de uma simples representação do mundo, conforme concebida pelo falante, mostrando algumasconseqüências – ações e reações – que essa concepção de mundo causa na interação.
Nas interações sociais usamos a linguagem enquanto atividade, para as relações entre as línguas e seus usuários e,portanto, para a ação que se realiza pela linguagem.
Para a identificação e alcance desses resultados podemos contar com certas submáximas da conversação divididas em quatro grandes categorias:
•Quantidade
• Qualidade
• Relação
• Modo
Para ser mais preciso podemos dizer que para o sucesso da interação verbal devemos:
- ser claros
- ser polidos (p. 6 e 7)

AS VÁRIAS CONCEPÇÕE S DE TEXTO...
tracking img