Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS
Departamento de Ciências Humanas
Disciplina: Pedagogia Terapêutica.
Professora: Lívia Gomes dosSantos

Atividade Proposta

Por que TDAH é mais freqüente em meninos?
- A incidência de TDAH maior em crianças do sexo masculino, em uma proporção de nove meninos para uma menina constatados emestudos clínicos, refere-se a um fator cultural marcado em nossa sociedade no qual os pais de crianças meninos tendem a deixá-los mais soltos e a reprimir menos os comportamentos mais agitados. Enquantoque o contrário ocorre quando a criança é menina, e os pais dizem que por ser menina deve ficar mais quieta, controlando seu comportamento.

Por que os diagnósticos têm-se tornado cada vez maisfreqüentes?
- O maior número de pesquisas referentes ao assunto, e o maior acesso dos profissionais da saúde a essas informações. Também o desenvolvimento das crianças está mais repleto de fatoresestimulantes, o que naturalmente, faz com que elas fiquem mais agitadas e dispersem a atenção para diversos estímulos. Esses fatores tornam os diagnósticos de TDAH mais freqüentes, uma vez que qualquercriança um pouco mais agitada acaba por ser enquadrada nesse transtorno.

Por que em adultos com TDAH a hiperatividade costuma estar ausente?
- Os adultos passam por um grande período de “treinamento”da hiperatividade para conseguir conviver e lidar com seu dia-a-dia. Portanto, a hiperatividade é melhor controlada na idade adulta do que na infantil devido ao maior período de condicionamento aoqual o adulto é submetido. Essa hiperatividade, quando na idade adulta, é substituída por uma “energia nervosa”, fazendo com que o adulto seja agitado.

Leia o Estudo de caso abaixo. Depois responda:Y.L.R. tem sete anos e seis meses de idade, freqüenta a primeira série do ensino fundamental numa escola pública municipal. Freqüentou a pré-escola e desde aquele ano observou que suas...
tracking img