Taylorismo fordismo e toytismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
História




Definição clássica do Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

Fordismo

Fordismo, termo criado por Antonio Gramsci, em 1922 refere-se aos sistemas de produção em massae gestão idealizados em 1913 pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit. Trata-se de uma forma de racionalização da produçãocapitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanças nos processosde trabalho (semi-automatização, linhas de montagem)" é intimamente vinculado as novas formas de consumo social.

Taylorismo

O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano FrederickW. Taylor (1856-1915) que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada esistematizada, ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo deprodução, cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem, isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir otempo cronometrado.Sendo a especialização do trabalho e o tempo na realização das tarefas no meio fabril contribuição ao modo de produção fordista.

Toyotismo

O Toyotismo é um modo de organização daprodução capitalista originário do Japão, caracterizado pelo just in time, criado por Taiichi Ohno e surgiu nas fábricas da montadora de automóvel Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, tinha comoelemento principal a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques....
tracking img