Tcc a importancia da leitura e da escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Santo Amaro

A Importância da Leitura da Literatura na Educação Infantil

Ana Paula De Barros - Ra: 1832234
Adna Santos da Silva - Ra:1854046
Beatriz Mazzeu Da Silva - Ra:1856278

A Importância Da Leitura Da Literatura Na Educação Infantil

Artigo apresentado ao curso de graduação de pedagogia da Universidade de Santo Amaro como requisito parcial da obtenção docertificado de Especialista em Educação Infantil, Series Iniciais.

2010



São Paulo 2010
1- INTRODUCÃO

O presente artigo tem a finalidade de mostrar a importância da literatura na educação infantil.
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros algumas experiências sua, que poderia ter significado paratodos, concentra-se aqui intima relação entre a literatura e a oralidade. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas.

A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, envolvendo-o em ideias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de formamais atraente, mas não há literatura sem leitor, o texto nunca é o mesmo, por que provoca cada um de modo diferente.


Ler histórias sempre, sempre...É poder sorrir rir, gargalhar com situações vividas pelos personagens, com ideias do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...
É também suscitar oimaginário,é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras ideias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. É ouvido histórias que se pode sentir (também0 emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, o pavor, ainsegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais(...)Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos da imaginário.
(Abramovich,Fany)

Nesse panorama, que pretende cruzar informações sobre a sociedade brasileira e o papel social, que ela exerce, partimos do principio que a literatura é linguagem, isto é língua em uso. E a linguagem é um código conveniado socialmente, que necessita do outro, dointerlocutor. Em decorrência, por natureza ela se constitui um ato social. A literatura também pressupõem o outro, o leitor, a comunicação, a interação e a realidade estética.


Além disso, a literatura fala do homem, do mundo e da relação entre eles.

“Ler uma história com o objetivo de conta-la é um exercício de costurar sonhos, de misturar emoções, é uma brincadeira de dar significados aspalavras, um quebra cabeça de desvendar nas ilustrações aquilo que as palavras não conseguiram traduzir, e mais ainda, transformar gestos e expressões aquilo que extrapola e transcende o mero articular de palavras.” (Rodrigues 2003)

A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outrasculturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence com sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence. As instituições de educação infantil podem resgatar o repertório de histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez queessas histórias se constituem em rica fonte de informações sobre diversas formas culturais de lidar com emoções e com questões éticas, contribuindo na construção da subjetividade e da sensibilidade das crianças.

Ter acesso a boa leitura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação, é despertar o prazer pela leitura. A intenção de3 fazer com que as crianças, desde cedo,...
tracking img