Tcc sobre sorvete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I

1.1- Como e onde surgiu o sorvete
O sorvete surgiu na China a mais de 3 000 anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve, depois os chineses também misturavam neve com frutas, fazendo diferentes tipos de sorvetes. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha comoconservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas. Em sua viagem à China, em 1271, o veneziano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certoBuontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na cortefrancesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes - a primeira sorveteria da história.

O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa. "Além de ser gostoso, é um alimento quase completo: contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais. Faltam apenas asfibras", diz a nutricionista Ana Célia Amaral Ayres Dellosso, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Em 1851 os Estados Unidos viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.
Em 1879, também nosEstados Unidos, é inventado o "Ice Cream Soda". O aparecimento da casquinha possui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra que diz que ela foi inventada em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20.

1.2- Quando o sorvete chegouao Brasil

A primeira notícia de sorvete que passou pelo país foi quando um navio norte-americano vindo de Boston,denominado Madagascar, aportou no Rio de Janeiro em 6 de agosto de 1834, não se sabe se proposital ou acidentalmente, com 217 toneladas de gelo.
Depois disso nasce a primeira sorveteria brasileiraem 1835, quando dois comerciantes Deroche e Lorenzo Fallas, compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, pois ele era envolto emserragem e enterrado em grandes covas para que não derretesse, durante cerca de 4 a 5 meses, tempo bastante para que os sorveteiros mantivessem na população o gosto pelo sorvete, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.
No Brasil, o sorvete chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saboreá-lo,a mulher praticou um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens.

Evoluindo a passos curtos, esta guloseima só teve distribuição no país em escala industrial em 1941, quando foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a U.S. Harkson do Brasil, nos galpões alugados da falidafábrica de sorvetes Gato Preto.
Seu primeiro lançamento em 1942 foi em 1942 foi o Eski-bom, seguido pelo Chicabon e dezoito anos depois a Harkson mudou seu nome para Kibon. Desde então, a população foi se tornando cada vez mais adepta: dados recentes apontam que o país consome cerca de 200 mil toneladas de sorvete por ano.

Em São Paulo, a primeira notícia do "gelado" que se tem registro está nojornal "A Província de São Paulo", na edição de 4 de janeiro de 1878, com o anúncio: "Sorvetes – todos os dias às 15 horas, na Rua Direita n.º14 ".
A evolução do sorvete no país deu-se de forma artesanal e com uma produção em pequena escala e poucos locais, até meados deste século, quando em 1941, foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a U.S.Harkson do Brasil, que se tornou a primeira fábrica...
tracking img