Cnpem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) é uma Organização Social qualificada pelo Decreto nº 2.405, de 26 de novembro de 1997, constituída para gerir asatividades do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a única Fonte de radiação eletromagnética para uso em pesquisa da América Latina, projetada e construída por brasileiros.
OLNLS começou a ser projetado em 1985 na gestão do ministro da Ciência e Tecnologia, Renato Archer, no governo do presidente José Sarney. Inaugurado em 1997, o LNLS foi concebido combase no conceito de Laboratório Nacional, que identifica instituições responsáveis pela operação de grandes máquinas de pesquisa, comprometidas com investigações estratégicas para odesenvolvimento do País, construídas com recursos do Estado e abertas ao uso da comunidade científica acadêmica e empresarial.
Esse modelo de organização, até então inédito no Brasil,permitiu aos pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa de todo o país – e do exterior – desenvolver investigações no estado da arte do conhecimento das propriedadesfísicas, biológicas e químicas de materiais sólidos, líquidos e gasosos. O mesmo modelo foi reproduzido nos outros três Laboratórios Nacionais que, ao longo dos últimos 13 anos, foram seformando em torno do LNLS: o de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o de Nanotecnologia (LNNano), este último em fase de implantação e ainda vinculado aoLNLS.
A atuação estratégica, a sinergia entre as várias áreas de ciência e, sobretudo, a qualidade das pesquisas desenvolvidas nas instalações oferecidas pelos quatro LaboratóriosNacionais sediados no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, constituem um dos maiores, senão o maior complexo depesquisa do Hemisfério Sul.
tracking img