Tcc sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

Curso de Pedagogia

Gabriela Angélica Zandonadi Diniz

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: DO DISCURSO À EFETIVAÇÃO

São José dos Campos
2011
Gabriela Angélica Zandonadi Diniz

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: DO DISCURSO À EFETIVAÇÃOMonografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia, na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Prof. Lauro Take Tomo Veloso.

São José dos Campos 2011
Gabriela Angélica Zandonadi Diniz

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: DODISCURSO À EFETIVAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anhanguera.

Aprovado em 03 de novembro de 2011.

________________________________

Prof. Lauro Take Tomo Veloso
Anhanguera
Orientador

_______________________________________

Profa. Débora Silva Sanches
Anhanguera
Avaliadora______________________________________________

Profa. Ms. Regina Celli Santana Jardim
Anhanguera
Coordenadora do Curso de Pedagogia

São José dos Campos
2011

Este trabalho é dedicado com todo meu carinho e reconhecimento a minha aluna, uma criança portadora da síndrome de Down que está inserida na rede regular de ensino.
AGRADECIMENTOS

A Deus, pela vidae pelo novo dia.

A minha mãe Ana, que teve paciência ao me ouvir falar dos meus sonhos e planos para com as crianças e hoje me vê formada no que mais amo fazer.

A minha irmã Ana Claudia, mais que amiga sempre me apóia e compreende.

Ao reitor, que me deu oportunidade de continuar, quando eu não via mais possibilidades.

A professora coordenadora Regina que me mostrou como é importantesonhar e realizar e viver intensamente a cada conquista.

A ASIN- Associação para síndrome de Down de São José dos Campos, que me abriu as portas e permitiu a entrevista como forma de aprendizado.

A SME- Secretária Municipal de Educação, que em seu Departamento de Educação Especial, que me esclareceu as dúvidas sobre a capacitação dos professores e auxiliares.

Ao meu professor orientadorLauro, agradeço pelo incentivo, pela paciência, e por fazer parte da minha formação, profissional e pessoal, este trabalho também é mérito seu.

“A pluralidade é condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir.”

Hannah Arendt
RESUMODiniz, Gabriela. Inclusão da criança com síndrome de Down: do discurso à efetivação. 2011. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Anhanguera, São José dos Campos. 2011.

Esta pesquisa contempla estudos para promoção efetiva da inclusão social e educacional de crianças portadoras de síndrome de Down inseridas no ensino regular. Considera-se que os professores da redemunicipal e estadual não possuem especialização nessa área e haja vista que a inclusão é tratada superficialmente nessa rede de ensino, onde não há cursos ou formação continuada para capacitar os docentes. Além de salas lotadas, os professores acabam delegando a tarefa complexa aos auxiliares, que também não tem formação específica para este tipo de aluno.
Daí a importância em se evidenciar osmeios, recursos, possibilidades, além da determinação e dedicação dos pais para a efetiva inclusão social e educacional.
Palavras-chave: síndrome de Down, inclusão social e educacional, especialização, formação docente.
ABSTRACT

Diniz, Gabriela. Inclusion of children with Down syndrome: the effectiveness of the speech. 2011. Work Completion Degree in Education - College Anhanguera, Sao Jose...
tracking img