Tcc sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

Muito mais crianças com Síndrome de Down têm entrado em escolas da rede regular de ensino. Esse é um resultado de muitos fatores. Pressão dos pais com organizações voluntárias encorajaram desde 1981 a secretaria de educação a integrar o alunos com necessidades educacionais nas escolas comuns seus pais assim o desejassem. Mais recentemente, um documento de 1997 propôs que osalunos com necessidades, educacionais especiais deveriam estar em escolas comuns.
Inevitavelmente, muitos professores vão achar a idéia de incluir alunos com SD em suas classes preocupantes e vão ficar apreensivos a principio. Porem, a experiência demonstra que a maioria dos professores tem as ferramentas necessárias para entender a necessidade especifica destas crianças e são capazes deensiná-los efetivamente e com sensibilidade.
A muitas razoes por que uma criança com Síndrome de Down deve ter oportunidade de freqüentar uma escola comum. Cada vez mais pesquisas têm sido publicadas e o conhecimento sobre as capacidades de crianças com Síndrome de Down e o potencial de serem incluídos com sucesso tem aumentado. Ao mesmo tempo, os pais tem se informado mais sobre os benefícios dainclusão. Alem disso a inclusão é não discriminatória e traz tantos benefícios acadêmicos quanto sociais.
A inclusão bem sucedida é um passo para que as crianças com necessidades educacionais especiais se tornem membros plenos e contributivos da comunidade, e a sociedade como um todo se beneficia com disso. Os colegas com desenvolvimento típico ganham conhecimento sobre deficiência tolerância e aprendemcomo defender e apoiar crianças com necessidades educacionais especiais como parceiros iguais.
Mais a inclusão bem sucedida não acontece automaticamente. A experiência mostra que um dos ingredientes mais importantes na implantação bem sucedida de um aluno com necessidade com aprendizagem especifica e a vontade de que ela ocorra. A atitude da escola como um todo é, por tanto, um fatorsignificativo. Uma atitude positiva resolve problemas por si só. As escolas precisam de uma política clara e sensível sobre inclusão de sua direção e coordenação, que devem ser comprometidas com essa política e apoiar seus funcionários, ajudando-os a desenvolver novas soluções em suas salas de aula. Na escola a educação inclusiva trata-se não apenas na convivência sem laços, mas sim saber como lidar com asdiferenças individuais; respeitar os limites do outro; partilhar processos de aprendizagem; compreender e aceitar os outros; reconhecer as necessidades e competências dos colegas; respeitar todas as pessoas; construir uma sociedade mais solidaria; desenvolver atitudes de apoio mútuo; criar e desenvolver laços de amizade; preparar uma comunidade que apoio todos os seus membros e diminuir aansiedade diante das dificuldades. Com isso adaptação foi natural e muito rápida, mantendo excelentes relacionamentos com os colegas e professores e todas as comunidades escolares. A Educação Inclusiva.
Pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresente ou não.
Para queisso ocorra, é fundamental que as crianças com deficiência tenham o apoio de que precisa, mas, o mais importante de tudo, é que o professor a família e toda a comunidade escolar estejam convencidas de que: cada aluno é diferente no que se refere ao estilo e ao ritmo da aprendizagem; os alunos com deficiência não são problemas; esses alunos são pessoas que apresentam desafios a capacidades dosprofessores e das escolas para oferecer uma educação para todos respeitando a necessidade de cada um; que podem contar com a ajuda e também podem ajudar os colegas e lidar com suas dificuldades para que possam conviver com as demais crianças.

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE SÍNDROME DE DOWN
- A Síndrome de Down é a deficiência intelectual mais freqüente, acontecendo em um a cada nascimentos por...
tracking img