Socialismo real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Iremos estudar o socialismo real, um sistema implantado na URSS e nos países sob sua influência (Polônia, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Romênia, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia) no período posterior à Segunda Guerra Mundial, do qual a URSS triunfou. Foi um sistema autoritário e absolutista que controlava a economia, a organização política e as expressões culturais dasociedade. O regime perseguiu e aniquilou qualquer manifestação que se opunha contra a ele. Uma característica central foi o culto a personalidade dos dirigentes do governo dos países, principalmente, Stalin. Para podermos entender o socialismo real, teremos que rever como se expandiu o socialismo e como foi implantado o comunismo.

Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria aetapa final de um sistema que visa à igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, era necessário passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.Características do socialismo
Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde aspessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na história da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidência na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, após o ano de 1840 (Comuna de Paris).
Na visão do pensador e idealizador dosocialismo, Karl Marx, este sistema visa à queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível a ascensão dos trabalhadores.
A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, ondetodas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como, por exemplo, União Soviética (atual Rússia), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas ideias no século XX. A mais significativa experiência socialista ocorreu após a Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lênin implantaram o socialismo na Rússia.Porém, após algum tempo, e por serem a minoria num mundo voltado ao para o lucro e acúmulo de riquezas, passaram por dificuldades e viram seus sistemas entrarem em colapso. Foi a União Soviética que iniciou este processo, durante o governo de Mikail Gorbachov (final de década de 1980), que implantou um sistema de abertura econômica e política (Glasnost e Perestroika) em seu país. Na mesma onda,o socialismo foi deixando de existir nos países da Europa Oriental.
Atualmente, somente Cuba, governada por Fidel Castro, mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o líder cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e a ausência de democracia.
Correntes
Existem várias correntes do socialismo,dentre elas podemos citar o socialismo ideal, que é o mesmo que socialismo utópico, porém só existiu na cabeça de seus idealizadores. Tem como objetivo causar a igualdade e a liberdade. E o socialismo real, ainda existente em alguns países que tem o objetivo de causar a igualdade em todas as nações. Apoia-se nas desigualdades econômicas e sociais, gerando assim a pobreza. Para o historiador...
tracking img