Tcc qualidade de vida no trabalho - qvt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 45 (11139 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução







Nos dias atuais, nota-se constantes mudanças de ordem mundial, mudanças nas relações internacionais, na tecnologia, na organização produtiva, nas relações de trabalho, nas culturas, ocasionando impactos relacionados com a vida dos indivíduos, das organizações e da sociedade como um todo.
Dessa forma, faz-se necessário que as empresas procurem alternativas nointuito de sanar suas deficiências, valorizar o capital humano, tornar-se cada vez mais competitiva e dinâmica no mercado em que estão inseridas.
Nesse cenário de imensa competitividade, cabe aos gestores atentar-se para as necessidades básicas de seus funcionários, para que os mesmos desempenhem suas atividades com qualidade. No entanto é necessário que se sintam motivados e satisfeitos,para que se tornem cada vez mais produtivos e geradores de riqueza para a organização.
Dentro desse contexto, o objetivo geral do presente estudo é avaliar quais os aspectos da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e sua influência na satisfação dos colaboradores de uma Agência de Navegação na cidade do Rio Grande.
A escolha do assunto deu-se pela importância das constantes mudançasnas áreas tecnológicas, dos hábitos dos consumidores e da crescente demanda de inovações surgindo a cada momento no mercado, onde as organizações necessitam ter um diferencial competitivo, para alcançarem à eficiência produtiva.
A partir desse pressuposto, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem ligação direta com a satisfação dos colaboradores, na qual os objetivos específicos darão osuporte para avaliar o nível de satisfação/insatisfação e conseqüentemente propostas de melhorias relacionadas aos aspectos da QVT na empresa estudada.
Portanto, torna-se pertinente verificar de que forma como as empresas podem contribuir para que o trabalhador corresponda às expectativas que sobre ele são lançadas, tendo assim, um quadro funcional mais motivado e comprometido com os resultadosesperados.






Capítulo 1 - Revisão de Literatura

1. Motivação



Neste item será abordada a motivação como um do assunto de grande importância para as organizações. Segundo Robbins (2005), a motivação é o processo incumbido pela força, rumo e perseverança dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.
[...] Muitaspessoas entendem incorretamente, que motivação é um traço pessoal, ou seja, que alguns têm e outros não [...]. Nosso conhecimento sobre motivação nos diz que isso não é verdade. O que sabemos é que a motivação é o resultado da interação do indivíduo com a situação [...] (Robbins, 2005, p. 132).


Com base no exposto acima, viu-se que a motivação não é um fator inerente ao indivíduo, mas sim,resultante de como este indivíduo se relaciona com as situações por ele experimentadas.
Chiavenato (2006) traduz que as necessidades variam de pessoa para pessoa, produzindo diferentes padrões de comportamento. Diversos fatores tais como condições de trabalho, relações interpessoais e de comunicação, estão associados à motivação.
Importante ressaltar que determinadas situações como odescumprimento de promessas, a não valorização pelos superiores e salários incompatíveis são responsáveis por produzirem insatisfação.
Nesse cenário competitivo, cada vez mais os trabalhadores são o diferencial de uma empresa para outra, pois o capital humano tem-se demonstrado expressivamente como fatores fortes ou fracos das empresas em relação às suas concorrentes.
É notório queos indivíduos estão cada vez mais atentos e exigentes em relação às organizações em que pretendem candidatar-se, onde ambos se analisam mutuamente já mesmo no processo seletivo.
Dentro desse contexto, torna-se pertinente compreender, de forma científica, como as corporações podem contribuir para que o funcionário corresponda às expectativas que sobre ele são esperadas, tendo assim, um...
tracking img