T.c.c. i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERIKA XAVIER DE AVILEZ

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Sobradinho/DF
2011
ERIKA XAVIER DE AVILEZ

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Administração da Faculdade Projeção, como requisito para aprovação na mesma.

Orientador: SauloAnacleto

Sobradinho/DF
2011

1. TEMA

Qualidade de vida no trabalho

3 Delimitação do tema

Qualidade de vida no trabalho em empresas de pequeno porte

4 Especificação

Qualidade de vida no trabalho em empresas de pequeno porte no Centro-Oeste

1.3 Hipóteses

Qualidade de vida no trabalho é muito falado em toda a parte mas, quando vamos verificar a prática dentro dasempresas por exemplo, observamos que não mais do que meras palavras bonitas e promessas sem concretização.
Todos nós sabemos que para desenvolvermos bem uma determinada atividade precisamos estar felizes fazendo o que fazemos, necessitamos de um ambiente adequada, de material adequado, que não trabalhamos nunca sozinhos por isso é imprescindível haver um bom relacionamento entre colegas detrabalho pois todos juntos foram uma equipe. Essas variáveis e mais outras precisam estar claras para gestor. Ele precisa saber que não vai haver lucro, não chamará clientes, e não atrairá novos talentos um ambiente organizacional sem condições suficientes para desenvolve seu trabalho.

1.4 Objetivos Gerais

Demonstrar a importância da qualidade de vida no trabalho.

1.5 ObjetivosEspecíficos

Estudar as maneiras que as Empresas podem adotar para melhorar as condições de trabalho de seus colaboradores.
Analisar o impacto que o processo de qualidade de vida tem no desempenho da produtividade.
Verificar a importância de um processo de qualidade de vida na atração de novos talentos.

2. Justificativa

Trata-se de um assunto muito relevante, pois refere-se aimportância da formação de um bom ambiente de trabalho para que os funcionários de uma Empresa trabalhem com qualidade, estejam bem de saúde, motivados e somando todos esses itens gerem resultados positivos para a empresa, ou seja, sejam produtivos. Os Colaboradores são a força motriz de uma Empresa. Sem eles não a funcionamento. Por isso, deve-se pensar primeiramente na satisfação de suasnecessidades essenciais para trabalhar, depois que os funcionários estivem bem satisfeitos, preparados e bem treinados, poderem atender os clientes da maneira adequada e ai sim os clientes, que são os consumidores geram o lucro para as Empresas.

3. METODOLOGIA

De acordo com Chiavenato, o termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis, na década de 1970, quando desenvolvia umprojeto sobre desenho de cargos. Para ele, conceitos de QVT referem-se à preocupação com o bem-estar geral e saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Este é um conceito que implica profundo respeito as pessoas.
A qualidade de vida no trabalho busca a melhora de vida em geral dos funcionários de uma empresa, colocando clientes em um grau de importância menor, ou seja, uma empresa devepensar primeiro em cuidar dos seus funcionários e depois dos clientes, pois como relatou Chiavenato “ para bem atender o cliente externo, a organização não deve esquecer o cliente interno. Isso significa que, para satisfazer o cliente externo, as organizações precisam antes satisfazer os seus funcionários responsáveis pelo produto ou serviço oferecido.
A qualidade de vida no trabalho envolveuma série de fatores como:
• A satisfação com o trabalho executado.
• As possibilidades do futuro na organização
• O reconhecimento pelos resultados alcançados.
• O salário percebido
• Os benefícios auferidos
• O relacionamento humano dentro do grupo e da organização
• O ambiente psicológico e físico de trabalho
• A...
tracking img