Projeto de pesquisa sobre qvt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Justificativa do Tema

Com as freqüentes mudanças no mercado de trabalho, nós como profissionais da área, até mesmo como acadêmicos, temos que estar cientes do que as empresas buscam, não só um diferencial para se tornarem mais competitivas, mas também adequações frente às necessidades do ambiente organizacional. Em vista disto, fala-se de qualidade de vida no trabalho como fatorimprescindível para o sucesso e expansão de uma empresa, a Qualidade de Vida no Trabalho são ações importantes que envolvem dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social.
Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Atualmente as empresas equacionam ocusto/benefício em adotar programas de qualidade de vida para o desempenho e competitividade organizacional. Um programa adequado de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal e motivação ao indivíduo.
Na sociedade atual a qualidade de vida das pessoas de um modo geral está relacionada a um conjunto de fatores que envolvemesferas púbicas e privadas. Públicas considerando as condições favoráveis de bem estar social do individuo, como saúde, educação, habitação, transporte entre outras. Privada considerando o âmbito pessoal e mais íntimo, como família, trabalho e lazer. Embora categorias com particularidades distintas, estão intimamente ligadas e influenciam diretamente uma a outra.
Quanto maior a satisfaçãodos funcionários, mais alta é a qualidade de vida no trabalho. Os funcionários podem estar mais ou menos satisfeitos não apenas com os fatores motivacionais e higiênicos, mas também com outros fatores, como a sua própria educação formal, vida familiar e oportunidades para desfrutar de atividades culturais e sociais. Estes dois últimos estão claramente fora do ambiente de trabalho. No entanto, éinegável seu papel na saúde psicológica e na produtividade dos funcionários de todos os níveis (MAXIMIANO, 2001, p.272).
No âmbito organizacional a qualidade de vida é uma temática reconhecidamente de extrema relevância, pois interfere diretamente na questão competitividade, espaço no mercado, produtividade da empresa. Nesse contexto, a qualidade de vida no trabalho pode ser entendida como oenvolvimento de pessoas, trabalho e organizações, onde a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficiência da organização são aspectos mais relevantes.
Na atual economia, para se manter com estabilidade e lucratividade no mercado, não basta a empresa garantir os aspectos técnicos do processo produtivo é preciso também investir nas pessoas que estão atrás de tais processos. O bemestar pessoal do funcionário faz a diferença, pois a satisfação no trabalho, não esta isolada da vida do individuo como um todo. Para Maximiano (2007), este pensamento caracteriza o enfoque biopsicossocial, “que propõe a visão integrada, ou holística, do ser humano”.
Com base nessa visão de ser humano, e também numa visão ética da condição humana, as empresas consideram um novo modelo degestão, apostando no equilíbrio entre a saúde física, emocional, social, intelectual, ocupacional e espiritual de seus colaboradores, procurando implementar condições que agreguem a capacidade criativa, potencial e motivacional do colaborador objetivamente valor e qualidade à sua vida. Essas empresas entendem a ligação entre sua cultura, seus valores, suas práticas gerenciais, com a saúde eprodutividade de seus colaboradores TELLES (2005).
Para Vasconcelos (2001), o assunto qualidade de vida no trabalho não é novo, mas a sua implicação pode incorrer em vários equívocos, em algumas situações existe certa distância entre o discurso e a prática.
O termo QVT é bastante complexo, existem muitas conceituações e formas metodológicas de abordagem. Mas independente do conceito é...
tracking img