Deixe sua luz brilhar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola: Estadual Reunidas Castro Alves
Componentes: Aryane Cunha de Jesus
Beatriz Leal Reis
Ellen Rayssa Oliveira
MarceloLeal Andrade
Paulo Dieno
Professora: Analita
Disciplina: Artes

ARTE RUPESTRE

Jiquiriçá/BA
Maio/2012
Arte Rupestre

Há milhares de anos, o homem deixou imagens gravadas oupintadas em rochas e cavernas que representavam o seu cotidiano e vida das comunidades locais.
Essa manifestação artística é chamada de arte rupestre e podem ser encontradas em abrigos, cavernas, paredese tetos rochosos, ou até em superfícies rochosas ao ar livre, em épocas pré-históricas (algumas datadas de 40.000 a.C).
No Brasil, as pinturas e gravuras mais antigas, que chegam a ter 12.000 anos,foram encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara, região de São Raimundo Nonato (Piauí). São desenhos e esboços de animais, pessoas, plantas e objetos. Muitas vezes mostram cenas da vidacotidiana e cerimônias de culto.
Em geral, podemos perceber que a arte rupestre conta com motivos de feição naturalista, onde temos a presença constante de seres humanos e animais. Os homens rupestres sãocostumeiramente representados de forma isolada ou realizando algum tipo de ação coletiva, como o momento da caça, o parto de uma criança ou o intercurso sexual. Entre os animais, temos a predominânciadaqueles que serviam como alimento ou atacavam algum espaço habitado por homens.
Inicialmente, essa espécie de manifestação artística aparece como uma clara intenção do homem em registrar as situaçõesque integravam a sua rotina. Contudo, algumas pesquisas mostram curiosamente que os locais de produção da arte rupestre não eram próximos a algum tipo de aldeia ou morada humana. Dessa forma, pode-sededuzir que o homem pré-histórico já encarava esse tipo de atividade como algo dotado de um lugar e sentido especial.
Os limites científicos do conhecimento e da interpretação dos registros...
tracking img