Tcc de gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA





TATIANY BARBOSA PINHEIRO







RELATÓRIO DE ESTÁGIO:
















MANAUS
2012
TATIANY BARBOSA PINHEIRO














RELATÓRIO DE ESTÁGIO:





Relatório de Estágio apresentado como requisito parcialpara a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Estética do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA).



Orientador: Prof. Dr. Wilson Pereira Lopes.





MANAUS
2012


























DEDICO À MINHA MÃE,



Jane Kelma Barbosa Pinheiro, pelo carinho e amor,

pois a cada degrau por mim alcançado e em todas as

minhasconquistas, esteve sempre ao meu lado.

AGRADECIMENTOS





Para elaboração e apresentação deste trabalho várias pessoas me ajudaram e me apoiaram de forma incondicional, e agradecer é o mínimo que eu posso fazer para demonstrar minha gratidão. Então, agradeço, primeiramente à Deus, por estar sempre comigo me dando a força necessária para seguir sempre pelo caminho correto e honesto davida.
Em especial à Professora e amiga Dra. Fulana de Tal minha orientadora, pela dedicação, alto senso profissional e precisão com que seus conselhos e orientação me conduziram;
Á Professora e Coordenador do Curso X, pela compreensão, confiança e apoio;
Às Professoras X e Y, pela amizade e pelas idéias que me ofereceram e por suas inestimáveis contribuições quando darealização do trabalho;
À minha família, pelo incentivo e dedicação permanente;
À minha amiga inseparável e incondicional em todos os momentos, Fulana de Oliveira, o meu muito obrigada pela ajuda;
Aos colegas de curso W, H e L, que não pouparam esforços para juntos, nos dedicarmos nesta proveitosa caminhada;
Aos admiráveis Professores do Curso de Logística do CIESA, o meurespeito e gratidão;
Aqui agradeça as pessoas externas por permitirem e apoiarem a realização deste trabalho e a todos aqueles que, apesar de não citados, contribuíram de alguma forma para a consolidação deste trabalho.
















História da Confeitaria

A história da confeitaria é sem dúvidas fascinante, cada doce possui em sua origem uma história de amor, acomemoração de uma grande vitória ou, até mesmo, o medo de jovens aprendizes, que tentavam esconder de seus mestres os erros cometidos e, sem querer, descobriam receitas geniais que hoje viraram clássicos insubstituíveis.
Infelizmente, falar de confeitaria (e de gastronomia em geral) do ponto de vista histórico, não é das tarefas mais fáceis; são pouquíssimos os textos originais que falam do assunto.Essa escassez de fontes se deve, em parte, a pouca importância que era dada ao assunto. Os poucos relatos que temos eram, a sua época, considerados uma ociosa perda de tempo de glutões, já que o prazer da mesa foi, por muito tempo, associado ao pecado da gula. Outro ponto que não podemos esquecer é que o analfabetismo era a regra até mesmo para profissionais de alto nível, o que inclui confeiteirose cozinheiros. Assim, a tradição da confeitaria sobreviveu de maneira empírica, passando quase secretamente de um confeiteiro ao seu sucessor.

História da Confeitaria Européia
Na realidade não podemos falar de doces no sentido moderno que conhecemos da palavra antes de 1200-1300. De fato, os povos antigos misturavam notas adocicadas aos pratos salgados e não existia a idéia de sobremesa; odoce raramente era uma parte separada da refeição.
Mesmo assim, é possível encontrar algumas preparações similares ao nosso conceito de confeitaria já no século I a.C. O grande filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja,deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, descrição que imediatamente...
tracking img