Taxa de cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Trabalho fala sobre a compra venda ou troca de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem, é o preço de uma unidade monetária.
A taxa de cambio na macroeconomia e a importância do cambio na economia regimes cambias, taxas cambiais flexíveis e fixa.
O efeito mais forte da apreciação cambial nas cadeias produtivas de bens comercializáveis, tanto agrícolas quanto de bensindustriais, se faz sentir principalmente nas margens de lucro.

Sumário
Taxa de cambio 5
Macroeconomia 6
A importância da taxa de cambio na economia 7
Taxas de cambiais flexíveis 8
Taxas de cambiais fixa 8
Regimes Intermediários 9
Taxas de cambiais Real e Nominal 10
Conclusão 11
Referencia 13

Taxa de câmbio

Câmbio é compra, venda ou troca de moedas estrangeiras ou de papéis queas representem. No Brasil, em decorrência da atual legislação, sempre uma das moedas envolvidas será a nacional.O exportador vende as moedas estrangeiras resultantes de suas exportações, recebendo, em pagamento, moeda nacional; o importador, com o fim de pagar seus fornecedores estrangeiros compra moedas estrangeiras, pagando-as com a moeda nacional. É um elemento do sistema monetáriointernacional, regulamentado durante a Conferência de Bretton Woods (New Hampshire, EUA, 1944), com o objetivo de facilitar as transações entre países. A partir desta conferência, todas as moedas passam a ter o dólar americano como padrão em substituição ao ouro. Até 1976, o valor das moedas, baseado nas reservas de dólar, varia no máximo 2,25%. Com os Acordos da Jamaica (1976), a comunidade internacionalabandona este sistema e legaliza as taxas de câmbio (preço de uma moeda em relação à outra) flutuantes.As moedas estrangeiras, qualquer que seja a sua origem, constituem-se patrimônio da União. Assim, em regra, é vedada às empresas a manutenção de moedas estrangeiras em seus caixas. Logo, o exportador é obrigado a vender à União as moedas estrangeiras obtidas com suas exportações; o importador, paraliquidação de seus compromissos externos, é obrigado a comprá-las da União. Essas operações são realizadas através da rede bancária autorizada a operar em câmbio (bancos autorizados). Fechar câmbio ou contratar câmbio nada mais é que comprar ou vender moeda estrangeira.
É o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.
A taxa de câmbio pode ser definida emtermos diretos (ao incerto) ou em termos indiretos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos diretos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional (exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma direta para os habitantes da zona euro; ou está definida de forma indireta para os habitantes dos EUA).
A taxa de câmbio estádefinida de forma indireta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira (exemplo: taxa de câmbio EUR/USD está definida em termos indiretos para os habitantes da zona euro, pois exprime o preço de 1 unidade monetária nacional, o euro, em unidades monetárias de moeda estrangeira, o dólar).
A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de umamoeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por umexportador, por exemplo).
Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país...
tracking img