Florestania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: FLORESTANIA VIDA E EDUCAÇÃO NA FLORESTA
COM SUSTENTABILIDADE.

Problema:
É possível educar para a cidadania nas florestas?

Hipótese:
Florestania, a cidadania dos Povos da Floresta poderá, através de uma Educação voltada para a sustentabilidade, viabilizar outra visão de trabalho educacional para os povos da floresta.

Objetivos:
Instruir as crianças da Floresta, para que possamcrescer com uma perspectiva sustentável em seu habitat de origem.
Explorar as riquezas e oportunidades que a vida na selva oferece sem, contudo, degradá-la, pois dela provém à subsistência da população local.
Criar oportunidades que viabilizem o intercâmbio dos conhecimentos provindos dos nativos, com os estudiosos do mundo inteiro.
Reforçar a cultura local, sem deixá-la se perder em meio atantos veículos da mídia que pregam a globalização das massas, subtraindo com isso, nossa cultura original.
Estimular projetos auto-sustentáveis que garantam a permanência dos moradores da Floresta Amazônica, evitando assim, o êxodo da população para as capitais que já estão com grandes problemas.
Possibilitar a instrução necessária para que possam adaptar-se a ambientes variados da nossa Terra,dependendo da necessidade.
Propiciar o espírito da solidariedade, união, saúde, bem-estar e sustentabilidade à população amazônica.

Justificativa:
Este Projeto de Pesquisa tem o intuito de explanar passos para que a Educação formal das Escolas da Floresta seja acrescida de uma visão sustentável, que garanta a vida com dignidade no habitat natural dos nativos da Amazônia.
A diversidadeamazônica chama a atenção de todo o Planeta Terra, mas para os habitantes da Amazônia, essa diversidade é vista como natural e fonte de recursos para a vida “simples” que seus habitantes levam. Na visão destes habitantes das matas, a Floresta não lhes apresenta grandes promessas de progresso social. Municiando estes povos da consciência de que são “donos” da área mais rica em diversidade natural donosso Planeta, ampliam-se os horizontes dos mesmos para novas perspectivas de vida com mais direitos e também deveres, que quando seguidos trarão maiores possibilidades de desenvolvimento pessoal e familiar em todas as dimensões sociais.
Estes povos já possuem, naturalmente, boa parte do conhecimento que cientistas do globo perdem tempo e investimentos buscando respostas, porém, muitas vezes, osmesmos, não chegam à informação original. Um intercâmbio dos cientistas com os nativos da Amazônia faz-se urgente para a preservação da nossa Floresta Nacional. Ninguém melhor para preservá-la do que os povos que dela extraem sua subsistência.
Esta nova visão de Educação urge por iniciativas mais concretas e contextualizadas com a realidade dos “caboclos”.
A voz da Floresta quer ser respeitada,entendida e valorizada.
O conceito de Florestania surgiu como uma brincadeira nos anos noventa do século XX. Um de seus criadores, o jornalista e escritor Toinho Alves, passou 15 anos pesquisando as dimensões da sustentabilidade na floresta Amazônica.
Em uma das reuniões para a escolha de um planejamento estratégico, um dos membros do grupo, Jorge Nazaré falou:
“- Cidadania? Isso é coisa de genteda cidade. Aqui na Amazônia o que precisamos é de Florestania.”
Deste dia em diante essa palavra sonora carrega consigo a diversidade amazônica em todas as suas dimensões. A palavra ganhou a mídia e as discussões sobre o que fazer para construir uma sociedade verdadeiramente sustentável. Toinho Alves deixa claro em seu artigo sobre “Florestania”, publicado pelo site da biblioteca da floresta, queFlorestania não é uma versão ambientalista de cidadania, Florestania é o respeito reverente pelos ecossistemas.
O Senador Aníbal Diniz (PT-AC), ressaltou que a palavra reúne as seis dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental, política, cultural, social e ética.
Os povos da floresta possuem o conhecimento da diversidade da floresta.
Está ao alcance dos educadores a fusão dos...
tracking img