Taxa de cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo (taxa de Cambio)
Taxa de câmbio e o preço da unidade monetária estrangeira em termos da moeda nacional, taxa de câmbio define termos diretos quando exprime o preço da moeda nacional em uma moeda estrangeira, a forma indireta seria o inverso da direta, pois exprime o preço da moeda estrangeira em uma unidade monetária nacional, a taxa de cambio reflete o custo de uma unidade monetária emrelação à outra, calculando taxas de venda e compra.
A taxa de cambio interfere diretamente no comercio internacional, seu preço determina a competitividade entre países.
Por exemplo: se a taxa de cambio estiver muito alta em relação ao real para o dólar, produtos brasileiros ganharam mais competitividade nos EUA por terem preços mais atraentes.
Já se a taxa de cambio estiver demasiadamentebaixa (ocorrer uma valorização cambial em reais), os produtos brasileiros perderam competitividade no exterior e produtos importados ganharam competitividade no Brasil.
Os arranjos de cambio são definidos por dois segmentos básicos: Regimes Cambiais Fixos e Flutuantes, a diferença entre os dois seria a seguinte, no cambio fixo a taxa de câmbio é definida por autoridades monetárias nacionais, já nocâmbio flutuante a taxa é formada no mercado cambial através do movimento de oferta e demanda por ativos em moeda estrangeira.

Introdução
A taxa de cambio, que é o valor da moeda estrangeira frente à nacional, interfere diretamente na economia do país, no nível de empregos, dos preços e até no endividamento da nação em alguns casos.
Neste trabalho abordaremos o tema e explicaremos como se daàs variáveis dos preços das moedas, quais variáveis interferem na cotação e qual sua importância na economia do país.
A variável no peço da moeda, como tudo o que é vendido, se dá em função da oferta e da demanda (quanto maior a demanda maior o preço). Por isso, quanto maior a procura por determinada moeda maior será o seu valor.
Uma das explicações mais simples para essa variável, é que quandoa economia do país está aquecida, mais dinheiro está nas mãos das pessoas, com isso a procura por capital estrangeiro aumenta, seja para viagens, investimentos, procura por produtos importados ou até mesmo para pagar dividas em outra moeda.
Mas quando a taxa de cambio atinge níveis de preço muito auto ou muito baixo, problemas econômicos são gerados ao país.
Quando a cotação da moeda nacionalestá demasiadamente alta, o setor de exportações pode ser prejudicado já que os produtos nacionais custarão mais caro no exterior. Com o preço mais alto, o país exportará menos, o que gerará desemprego no setor.
Já quando a cotação da moeda nacional esta demasiadamente baixa, a indústria do país estará vulnerável a concorrentes do exterior que terá uma competitividade maior por terem preços maisatraentes. E também ameaçando a solvência de dividas publicas ou privadas em outra moeda.
Mas em contrapartida o nível de inflação no setor de importados aumentará. Lembrando que alguns produtos importados são imprescindíveis como o petróleo por exemplo.
Para manter a taxa de cambio sob controle, o Banco Central pode adotar algumas políticas estratégicas, como definir taxas fixas de cambio, queé a fixação dos preços em um patamar, sendo o banco responsável por disponibilizar ou comprar moeda estrangeira de acordo com a necessidade.
Ou optar pela taxa de cambio flutuante, que é deixar o mercado livre para ditar a cotação da moeda. Que se dá livremente em função da oferta e da demanda.
Mas em alguns casos, como no Brasil durante a crise econômica mundial o banco pode optar também porutilizar o artifício denominado “flutuação suja”, na qual é adotado o regime de cambio flutuante, com o mercado determinando a taxa, mas com intervenções do Banco Central, comprando e vendendo divisas de forma a manter a taxa de cambio em níveis aceitáveis.
Com a adoção dessas medidas o Banco Central pode evitar ou minimizar os efeitos das variações da taxa de cambio na economia do país....
tracking img