O agir moral da conduta humana á conduta empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

ANA RAQUEL FALCÃO BERNY

filosofia

Uruguaiana
2010

ANA RAQUEL FALCÃO BERNY

filosofiaTrabalho apresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Filosofia].

Prof. Marcia Bastos de AlmeidaUruguaiana

2010

O agir moral: da conduta humana à conduta empresarial

Nós, seres humanos, estamos sob a contingência de vivermos em comunidade. Nenhum ser humano poderia viver isolado.Estamos atrelados a essa contingência e necessitamos estar inseridos em grupos sociais para desenvolvermos nossas habilidades e capacidades. O primeiro círculo social que vivenciamos é a família, depoisoutras esferas se sucedem até chegarmos à esfera das corporações empresariais. Mas, para viver em um grupo social, o ser humano deve saber conter e controlar muito de suas ações e condutas. E a moralé, justamente, um desses controles. Assim como as regras de Direito e os mandamentos religiosos, a moral é uma forma de controlar a conduta humana, ainda que esse controle se manifeste de formasubjetiva.
Poderíamos conceituar a moral como uma forma de controle subjetivo que cada sujeito faz sobre suas próprias ações, respondendo, introspectivamente, à uma simples indagação: o que é corretofazer diante de um determinado dilema? Essa é, portanto, a indagação moral por excelência. É certo que a resposta a essa indagação sempre traz consigo, embutida nela mesma, uma série de valores morais dopróprio grupo social no qual estamos inseridos. Por isso, não há atividade moral autônoma. Em certa medida, nossa moral subjetiva sempre reproduz os valores morais do grupo social em que estamosinseridos.
Para ilustrar esta afirmação, pensemos no singelo dilema que milhares de mulheres brasileiras enfrentam em algum momento de suas vidas, quando, por infelicidade ou felicidade do destino,...
tracking img