Tarefa do cientista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas. O sentido por um lado, é expressão da motivação individual, formulado expressamente pelo agente ou implícito em suaconduta. O caráter social da ação individual decorre, segundo Weber, da interdependência dos indivíduos.
Ao cientista compete captar, o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suasconseqüências. Ele pode descobrir o nexo entre as várias etapas em que se decompõe a ação social.
É o indivíduo que, por meio dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social. O indivíduonão pode prever com certeza todas as conseqüências de determinada ação.
A análise sociológica não se confunde com a análise psicológica. O social só se manifesta em indivíduos, expressando-se sobforma de motivação interna e pessoal.
Para que se estabeleça uma relação social, é preciso que o sentido seja compartilhado. Ação social , ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo,mas tal motivo não é compartilhado.

A tarefa do cientista.

Weber relata que a maioria das proposições positivas: o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto deestudo, ou seja, as sociedades e a não aceitação da importância dos indivíduos e dos diferentes momentos históricos na análise da sociedade. A tarefa do cientista, para weber, era descobrir os possíveissentidos da ação humana.
O cientista era como todo indivíduo em ação, também age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradição, sendo possível descarta-se, como propunha Durkheim, de suasprenoções.
Weber dizia que o cientista, como todo indivíduo em ação, age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradição. Para Weber a parcialidade na análise sociológica, intrínseca a pesquisa, comofonte maior do conhecimento.
As preocupações do cientista orientam a seleção e a relação entre os conhecimentos que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar.
Portanto, para a...
tracking img