Doutorado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – DOUTORADO

RESUMO: A ciência como vocação

Discente: TatyanaAtaíde Melo De Pinho
Docentes: Dra. Maria Miriam Nóbrega; Dra. Maria Filha

Max Weber - Ciência e Política: duas vocações.

Biografia Max Weber

Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, Turíngia,Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Foi sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Foi nomeado professor de economia da Universidade deHeidelberg.
Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas.
MaxWeber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Conte, Marx e Durkheim. Suas obras principais são “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida,Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideáriocatólico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorizaçãoespiritual.
Max Weber possui muitos seguidores, entre eles o sociólogo francês Raymond Aron, o ensaísta brasileiro José Guilherme Merquior e o escritor Sérgio Buarque de Holanda.
Max Weber morreu emMunique, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920

Resumo: a ciência como vocação

Weber introduz esse texto fazendo uma analogia entre a atividade científica docente na Alemanha e nos...
tracking img