Talassemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo 2011/2012
Biologia

Talassemia

Índice:

* Índice ……………………………………………………………………………. Página 1
* Introdução ……………………………………………………………………. Página 2
* O que é a Talassemia? …………………………………………………… Página 3
* Tipos de Talassemia ………………………………………………………. Página 4 e 5
* Principais problemas da Talassemia ………………………………. Página 6
* Sintomas ……………………………………………………………………….Página 7
* Como o médico faz o diagnóstico? ……………………………….. Página 8
* Cura da Talassemia ………………………………………………………. Página 9
* Tratamento da Talassemia …………………………………………… Página 10
* Curiosidades ………………………………………………………………… Página 11
* Conclusão ……………………………………………………………………. Página 12
* Bibliografia ………………………………………………………………….. Página 13

Introdução:
Com este trabalho pretendemosdar-vos a conhecer a doença da talassemia, que é uma doença que afecta milhares de pessoas e que para a maioria é praticamente desconhecida.
Decidimos fazer este trabalho pois foi um tema que nos era completamente desconhecido e veio despertar a nossa curiosidade.
Vamos fazer alusão a alguns tópicos relevantes sobre esta doença, tais como:
* O que é a talassemia;
* Quais os seus tipos;
*Os principais problemas que causam;
* Os seus sintomas;
* A maneira como se diagnostica a doença;
* A cura;
* O tratamento;
* Entre outras curiosidades.
Esperemos que sintam algum interesse ao ler este trabalho e que ganhem conhecimentos que até agora não tinham sobre este problema – A TALASSEMIA.

O que é a Talassemia?

A talassemia é uma doença rara do sangue, não écontagiosa mas é hereditária, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos e manifesta-se, geralmente, logo nos primeiros meses após a nascença. Esta doença pode causar uma anemia leve ou severa. A anemia ocorre devido à hemoglobina reduzida e menos glóbulos vermelhos que o normal. A hemoglobina é a proteína existente nos glóbulos vermelhos que carrega oxigénio para todas as partes do corpo. Empessoas com talassemia, os genes que codificam a hemoglobina estão em falta ou são diferentes. As formas severas de talassemia são geralmente diagnosticadas logo na infância e é uma condição para toda a vida.

Tipos de talassemia
É possível distinguir vários tipos de talassemia.
A forma mais comum desta doença, embora seja pouco frequente, é a betatalassemia, que corresponde a um défice nasíntese da globina (proteína que constitui a parte proteica da hemoglobina) beta provocado por uma insuficiência no gene que regula a sua produção, nomeadamente no cromossoma 11. A doença transmite-se através de um mecanismo de hereditariedade recessiva, por isso, os seus efeitos variam bastante consoante se receba o gene defeituoso de um só progenitor ou de ambos. Neste caso falamos de beta-talassemiaminor.
Por outro lado, caso se herde o gene defeituoso de ambos os progenitores produz-se uma beta-talessemia major, que é muito mais grave pois a elaboração de hemoglobina é tão reduzida que provoca uma anemia de tal intensidade que pode colocar a vida em perigo, caso não se proceda ao seu devido tratamento.
Um outro tipo de doença, embora menos frequente, é a alfa-talassemia que corresponde aum defeito na síntese da globina alfa por uma anomalia no gene responsável pela sua produção.
Também é possível distinguir variantes da doença de acordo com o método de transmissão hereditária, embora a forma mais grave possa provocar a morte ao feto mesmo antes do seu nascimento.

Principais problemas da talassemia

O doente tem com frequência problemas de coração, fígado, baço, rins, ossose pode desenvolver atrasos no crescimento e desenvolvimento, entre outros.
A acumulação de ferro nos órgãos, derivado das transfusões regulares que têm de fazer, é a principal causa destes problemas.

Sintomas
Os sintomas da talassemia dependem do tipo e da gravidade da doença. Os sintomas ocorrem quando o oxigénio não chega às várias partes do copo devido à baixa hemoglobina e à falta de...
tracking img