Taipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A disciplina de Materiais de Construção é uma das disciplinas abordadas no Curso de Engenharia Civil, onde se investiga a origem, as características, propriedades e o emprego dos agregados e aglomerantes minerais utilizados na construção civil, assim conhecendo as propriedades físicas dos materiais, suas qualidades plásticas, possibilidades e limitações visando o uso nasedificações. Por consequente, possuir a capacidade de especificar materiais, selecionar fornecedores, especificar ensaios, analisar resultados, visando-se uma otimização técnica e econômica dos serviços onde sejam aplicados, por exemplo, em um canteiro de obra.
Largamente usado na construção civil, o aço pode estar presente como parte das obras ou como material principal. O sistema construtivo em açopermite liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-de-obra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva.
O aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosasaplicações tais como máquinas, ferramentas, na construção civil, etc. Entretanto, a sua utilização está condicionada a determinadas aplicações devido a vantagens técnicas que oferecem outros materiais como o alumínio no transporte por sua maior leveza e na construção por sua maior resistência a corrosão, o cimento (mesmo combinado com o aço) pela sua maior resistência ao fogo e a cerâmica emaplicações que necessitem de elevadas temperaturas. Ainda assim, atualmente emprega-se o aço devido a sua nítida superioridade frente às demais ligas considerando-se o seu preço.
Tem-se com objetivo geral conhecer os métodos construtivos em Aço, assim como, expor de forma clara e objetiva, as aplicações do referido método, mostrando suas definições, método construtivo e principalmente, indicando os pós eos contras de sua utilização.

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
* Conhecer os métodos construtivos em Aço.
2.2 Objetivos Específicos
* Expor os métodos construtivos em Aço;
* Mostrar as aplicações do referido método voltados à construção de moradias populares; e
* Identificar as vantagens e as desvantagens do referido método.

3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Histórico do AçoEstruturas metálicas têm sido usadas desde o século XII, quando eram empregados tirantes e pendurais de ferro fundido como auxiliares em estruturas de madeira. No século XVI tornaram-se comuns as estruturas de telhado em ferro fundido. A partir de 1750 começaram a ser construídas cúpulas de igrejas e pontes, estas com estruturas em arco ou treliçadas, com elementos em ferro fundido trabalhando acompressão, podemos dizer que tem início o uso de estruturas metálicas em escala industrial. A primeira ponte em ferro fundido foi a de Coalbrookdale, na Inglaterra, vencendo o Rio Severn com um vão em arco de 30 metros, edificada em 1779.
No Brasil, o ferro fundido começou a ser produzido em 1812, e a primeira obra em ferro fundido, moldada no Estaleiro Mauá, em Niterói no estado do Rio deJaneiro, foi a Ponte de Paraíba do Sul, no Estado do Rio, com cinco vãos de 30 metros, estruturados em arcos atirantados, com o arco em ferro fundido e o tirante em ferro laminado, construída em 1857, estando em uso até hoje.

Figura 1: Ponte Coalbrookdale.
Fonte: <Fórum - Aço na Construção Civil>

Um dos principais motivos que levaram ao tardio uso do ferro no Brasil (e consequentemente doaço) foi às altas temperaturas, necessárias para sua fabricação, e que encareciam seu processo de fabricação, dificultando tanto a popularização quanto a comercialização. Para definirmos o que é aço, partiremos de seu processo de fabricação, a partir do minério de ferro: sua matéria prima.
A usina siderúrgica é a empresa responsável pela transformação do minério de ferro em aço, de...
tracking img