Linguagem em almenara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Centro de Ciências Humanas
Curso de Letras
Claudio Oliveira Vales
Giorgio Moreira Brito
Naiara Dutra Sena
Noádia Nascimento Santos














A linguagem oral do povo de Almenara – MG:
a linguagem padrão e não-padrão

























Almenara - MG
Outubro / 2011
Claudio Oliveira Vales
GiorgioMoreira Brito
Naiara Dutra Sena
Noádia Nascimento Santos

















A linguagem oral do povo de Almenara – MG:
a linguagem padrão e não-padrão

























Almenara - MG
Outubro / 2011
RESUMO

O presente trabalho foi baseado numa pesquisa de campo, bibliográfica, documental, exploratória e qualitativa, utilizando comoinstrumento, entrevista semi-estruturada, da qual foram coletados dados com o objetivo de registrar e identificar as adversidades linguísticas do povo, comparando-a com a norma padrão. Foi analisada as influências cultural, social e econômica na propagação da língua regional da cidade de Almenara-MG.
O mesmo teve início no 1º semestre de 2011, com a disciplina Introdução ao Estudo daLinguagem, e respectivamente neste semestre, dando seguimento aos estudos de forma aprimorada com Linguística Geral I, referente ao 2º período do curso de Letras.












































INTRODUÇÃO




Sendo a linguagem a principal fonte de comunicação, buscamos destacar nesse trabalho dentro de um contextohistórico-social, as expressões, ditos populares, gírias, apelidos, frases curiosas em caminhões, e musicas regionai, retratando o Vale do Jequitinhonha.
São informações preciosas, que resgatam valores culturais, costumes e as tradições de um povo que perpetuam ao longo da sua história, sendo assim, é possível refletir sobre as questões de poder e as relações sociais.
Dada àcomplexidade, surgem várias perguntas a cerca do assunto: Que aspectos da manifestação popular auxiliam na propagação da linguagem desse povo? Realmente existe uma cultura popular? A linguagem popular faz parte da cultura? Que fatos linguísticos poderão ser percebidos no falar de uma comunidade em relação a uma língua padrão?
Procurando respostas a essas perguntas é que surgiu a ideia deconhecer um pouco daquilo que denominamos como linguagem do popular. Assim, mais com o intuito de observar traços interessantes e selecionar tipos de manifestações e expressões com toda a sua carga significativa, que contribuem e enriquecem a cultura desse povo da cidade de Almenara.
Situada no Vale do Jequitinhonha, região de recursos escassos, desassistida pelas autoridades, masque retrata através da sua linguagem, a tenacidade e a luta do povo pela sobrevivência. Povo que, apesar da labuta diária, permanece ligado à terra, às suas raízes, mantendo viva as origens, suas tradições culturais, portanto, permanecem contribuindo para a divulgação da cultura popular.
Para tanto, serão entrevistados vários segmentos da população local e a posteriore serãoapresentados gráficos que comprovarão a veracidade dos fatos e da pesquisa realizada. Concomitantemente é importante frisar questões significativas que foram propositalmente observadas na coleta de dados como: profissão, faixa etária, gênero sexual e formação acadêmica.








Conceitos que influenciam na linguagem




Os seres humanos vivem em situações culturais que gerammotivos para haver comunicação. A forma de comunicação mais comum é a linguagem popular que se transforma no principal instrumento de organização social do povo. Antes de penetrar nesse universo da linguagem, faz-se necessário aludir alguns conceitos.
Em sentido restrito, nas palavras de Câmara Júnior (1959, p. 213), “Língua é o sistema de expressão falada particular de tal ou qual...
tracking img