Taipa de madeira e taipa de pilão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO ESTADO DO ACRE
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EDIFICAÇÃO
CONDICIONANTES LOCAIS
1º PERÍODO





Magna Fernanda Oliveira Mendonça







Assunto: Taipa de Madeira e Taipa de Pilão
Profª: Ana Lucia






Rio Branco-Ac, 09/11/2012.
Taipa de Pilão

A taipa é uma técnica herdada das culturas árabes e berberes, constitui-se de paredes feitas de barroamassado e calcado, por vezes misturado com cal para controlar a acidez da mistura que vem a ser comprimida entre taipais de madeira desmontáveis, removidas logo após estar completamente seca, formando assim uma parede de um material incombustível e isotérmico natural e particularmente barato. Embora seja um material de construção bastante utilizado, sobretudo em regiões argilosas, e tenha umaresistência comparável à do cimento, não foi muito usada para a construção de fortificações.
As paredes de taipa têm como inconveniência serem facilmente atacadas por roedores e a fraca estabilidade a esforços laterais provocados pelas cargas da cobertura. Por isso não eram indicadas para a construção de grandes edifícios, além de serem facilmente degradadas pela água e a umidade. Assim são executadassobre fundações de alvenaria de pedra ordinária com cerca de 60 cm acima do solo, evitando assim as unidades ascendentes. As paredes de taipa podem vir a ser revestida, isso ocorre principalmente com rebocos à base de cal apagada.

A técnica tradicional da taipa é utilizada hoje ainda em países em desenvolvimento. Sistemas de fôrmas mais sofisticados e uma compactação mediante a utilização depilões elétricos ou pneumáticos reduzem os custos de mão de obra significativamente e fazem desta técnica uma opção relevante em países industrializados. Esta tecnologia mecanizada para executar paredes de taipa em relação à construção tradicional com tijolos não é só uma alternativa viável do ponto de vista ecológico, mas também econômico, especialmente naqueles países desenvolvidos onde por razõesclimáticas não há grandes requerimentos de isolamento térmico. No sudoeste dos Estadus Unidos e na Austrália existem várias empresas que executam há anos esta técnica de construção. Em comparação com técnicas em que o barro se utiliza em um estado mais úmido, a técnica da taipa tem uma retração mais baixa e uma maior resistência. A vantagem em relação às técnicas de construção com adobe é que asconstruções de taipa são monolíticas e por isso têm uma maior durabilidade.
Construção da taipa.

A terra utilizada na taipa é extraída num local próximo ao da construção, isso depois de ser removida a terra vegetal (cerca de 0.5m). É normalmente uma terra argilosa que após ser misturada com pequenas pedras, seixos rolados, água, palha e cal e se obter uma mistura homegênea é batida dentro defôrmas de madeira chamadas de taipais (é constituída de duas grandes pranchas compostas de tábuas emendadas no topo e furos equidistantes atravessados por claves de madeira que ajudam no transporte e levantamento, dos blocos)

Durante muitos dias fica secando ao sol. Não é possível estabelecer o momento em que uma parede de barro está seca, mas sempre o processo de secagem é mais rápido que ode tijolos e o de concreto. Se o clima é seco e quente e se há movimento suficiente no ar, o processo de retração estará concluído depois de alguns dias. Depois de três semanas pode-se sentir com o tato que a parede está totalmente seca, mas a quantidade de água é ainda assim elevada em relação ao equilíbrio de umidade. Ao retirar a fôrma tem-se grandes blocos percorridos pelos furos. Estes tijolosgigantes proporcionam espessas paredes com 60 centímetros ou mais, o que proporciona um excelente isolamento térmico e sonoro. A parede de taipa precisa de menos trabalho e material que aquelas construídas com outras técnicas. Normalmente não é necessário rebocar estas paredes. Pode-se obter facilmente uma parede lisa em que se pode aplicar pintura diretamente, devendo as paredes ser...
tracking img