Tableau de bord

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tableau de Bord

Trabalho realizado por:
Mariana Dias

Tableau de Bord
Nos últimos anos as empresas têm-se focalizado cada vez mais na reavaliação dos seus modelos de negócios e optimização das operações e não apenas na sobrevivência e liquidez. A importância da implementação de sistemas de medição da performance como forma de capacitar os gestores a tomarem as decisões maisadequadas a curto prazo que permitam às empresas garantir a sustentabilidade a longo prazo leva a adopção de instrumentos de gestão dos quais constam o Tableau de Bord. Em seguida vamos apresentar uma breve noção deste conceito.
Tableau de Bord, surgiu em França no ano 1932, caracterizando-se como um instrumento de gestão e de acção, sintético, pertinente e frequente, que permite a obtenção deinformações de acompanhamento e de controlo, de forma a auxiliar o gestor na tomada de decisões, tendo como objectivo responder à inadequação dos dados contabilísticos na tomada de decisões.
Contudo, até aos anos 80, não passou de um mero relatório de comparação e controlo de dados realizados em contrapartida dos previamente orçamentados permitindo a tomada de decisões correctivas.
Segundo Bugalho(2004),sendo o TDB uma ferramenta de grande auxílio para as empresas esta apresentava alguns aspectos negativos, tais como:
* Apresentação de dados exclusivamente financeiros;
* Os interesses colectivos, da Direcção e dos gestores dos diversos centros de responsabilidade, não eram garantidos devido à predominância dos critérios financeiros;
* Apenas quantificava o resultado final emdetrimento do apuramento das suas causas/efeitos;
* Não demonstrava qual o impacto das decisões tomadas pelos gestores quanto às variáveis não financeiras, tais como a qualidade, a satisfação dos clientes e a inovação;
* Limitava-se à análise histórica do passado, sem considerar as variáveis que poderiam vir a proporcionam os resultados futuros.
Nos anos 90 começaram a surgir algumaspreocupações relativas a coerência entre os objectivos estratégicos e as acções a tomar, e segundo Bugalho (2004) e Jordan Et Al (2002) este modelo passou a considerar novos aspectos.

Assim o TDB, como instrumento de apoio na tomada de decisões, deve ter as seguintes características:
* Ser personalizado por um gestor ou centro de responsabilidade, em função das necessidades e objectivos específicos decada um;
* Conter indicadores financeiros e não financeiros que possam permitir, em conjunto, avaliar o impacto das decisões operacionais;
* Ser sintético, possibilitando a desagregação de informação;
* Abranger informação diversificada, permitindo obter dados reais/previsionais, dados físicos, financeiros, indicadores de objectivos e de meios, etc;
* Os objectivos dos centros deresponsabilidade essenciais, devem representar os meios de acção dos centros de responsabilidade hierarquicamente superiores.
* Estar sempre disponível, em tempo útil e de forma constante e regular.
Podemos então concluir que o TDB é um instrumento de informação rápida, que nos permite comparar a realidade com as previsões, e ao mesmo tempo apurar os desvios, elaborar diagnósticos e um ponto departida para a tomada de decisões a curto prazo. No entanto os gestores nem sempre tiram o melhor partido das potencialidades deste modelo, fazendo um uso inadequado no exercício do controlo de gestão.
As três utilizações dos Tableau de Bord
O TDB deve acompanhar a evolução da empresa ou de determinado sector, atraindo a atenção dos factores-chave identificando o que não evoluiu como previsto.Para isso deve haver uma referência que permita comparar o previsto e o realizado.
Assim os TDB são instrumentos de comparação, pois se não houver nenhuma previsão apenas será apurada uma situação, e este não serve para ser observado mas sim fazer diagnósticos e ajudar na tomada de decisões. Ao servir de instrumento de diagnóstico tem de conter as informações essenciais e demonstrar o que...
tracking img