Controlo de gestãp

2621 palavras 11 páginas
Data: Dezembro 2010

CONTROLO
DE
GESTÃO

Conceito de Controlo de Gestão

A expressão controlo de gestão inclui um conjunto de mecanismos ou sistemas de gestão utilizados por uma organização para assegurar que os comportamentos e decisões dos seus trabalhadores são consistentes com os objectivos e estratégias da organização.

Quando concebidos correctamente, os sistemas de controlo de gestão influenciam os comportamentos dos trabalhadores na direcção desejada e, consequentemente, aumentam a probabilidade de a organização alcançar os seus objectivos.

Merchant e Van der Stede identificam como causas para a necessidade de controlo de gestão a falta de direcção, os problemas motivacionais e as limitações pessoais. A falta de direcção decorre do facto dos trabalhadores não terem conhecimento do que a organização espera dos mesmos. Os problemas motivacionais resultam de situações em que, apesar dos trabalhadores terem conhecimento do que é pretendido deles, não agem em conformidade com os objectivos da organização, uma vez que os objectivos pessoais e organizacionais podem não coincidir. Por fim, as limitações pessoais resultam de situações em que os trabalhadores, tendo conhecimento do que a organização espera deles, e encontrando-se até motivados para executar as tarefas esperadas, são no entanto incapazes de atingir os objectivos, devido a limitações de carácter pessoal (por exemplo, falta de experiência, formação ou conhecimento).

SISTEMA DE CONTROLO

Qualquer sistema de CONTROLO tem, pelo menos QUATRO ELEMENTOS:

1. Um DETECTOR ou SENSOR- um instrumento de medida que identifica o que está a acontecer no processo que está a ser controlado 2. Um COMPARADOR que permite determinar o significado do que está a acontecer; habitualmente é feita a comparação entre o que está a acontecer e um qualquer padrão ou expectativa do que deveria estar a acontecer

3. Um DISPOSITIVO DE ALERTA para o caso de o sistema de comparação o determinar

Relacionados

  • Apontamentos de Organização e Gestão Empresas
    5572 palavras | 23 páginas