Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
SUSTENTABILIDADE

O FANTASTICO MUNDO DA SUSTENTABILIDADE

A preocupação com a sustentabilidade é o zeitgest – o espírito do tempo, na expressão filosófica popularizada pelo alemão Hegel – de nossa era. O termo pode sugerir um vago sentido de virtude ambiental, mas não é bem isso. Ou melhor, não é só isso. A Norueguesa Gro Harlem Brundrand,que cunhou a palavra sustentabilidade, a definiu da seguinte maneira: trata – se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda ás necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. Ou seja, o desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
Asoportunidades para o progresso econômico, social e ambiental de forma sustentável são a espinha dorsal deste trabalho.

A nova economia integra a sustentabilidade ao desenvolvimento.
A energia, que está no centro de tudo isso, também.

Energia significa vigor e capacidade de realizar. Está no centro de tudo que é dinâmico, como a economia, que avança agora para um modelo sustentável, de baixocarbono, integrado a uma maior consciência ambiental e á busca do bem estar das pessoas. A energia que move essa nova economia precisa vir de fontes limpas,que causem menos impactos ao meio ambiente.Mais de 90% do portfólio da CPFL energia já é composto por fontes renováveis.A sustentabilidade está em sua estratégia de crescimento,na inovação dos serviços e na diversificação de fonte de energiaelétrica.

A energia gerada nos oito parques eólicos, ainda em construção no Rio Grande do Norte, deve ser o suficiente para atender ao consumo residencial de uma cidade de mais de 950 mil habitantes.
Cerca de 6% da energia vendida pela CPFL energia provém da queima de bagaço de cana. Em agosto de 2010,o grupo inaugurou sua primeira usina de biomassa destinada exclusivamente a esse fim, emPirassununga (SP).
Programas de repotencialização de pequenas hidrelétricas e a construção de usinas mais eficientes contribuem para uma fonte mais sustentável de energia. A recém – inaugurada usina de Foz do Chapecó ( SC ) está entre as mais eficientes do país: gera cinco vezes mais energia por área alagada do que a média brasileira.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASSUSTENTABILIDADE

Panorama

Quanto à humanidade já consumiu dos recursos naturais do planeta e o que precisa fazer para manter uma situação sustentável.

O ser humano não é dono, mas sim inquilino da terra e do sistema solar. A humanidade depende da disponibilidade de terra, água e ar no planeta. Ultrapassar os limites existentes significa caminhar para o suicídio e o ecocídio. A situação atual é aseguinte: após 200 anos de desenvolvimento econômico, propiciado pela Revolução Industrial, a população mundial ganhou com a redução das taxas de mortalidade e o crescimento da esperança de vida. Hoje, na média, as pessoa vivem mais e melhor. O consumo médio da humanidade disparou. Entre 1800 e 2010 a população mundial cresceu, aproximadamente, sete vezes ( de 1 bilhão para 7 bilhões de habitantes) e aeconomia ( PIB ) aumentou cerca de 50 vezes. Mas o crescimento da riqueza se deu à custa da pauperizaçao do planeta. Uma boa forma de dimensionar o impacto do ser humano na terra é a pegada ecológica.
Essa é uma metodologia utilizada para medir as quantidades de terra e água ( em termos de hectares globais – gha ) que seriam necessárias para sustentar o consumo atual da população.

Uma terrajá não é suficiente

A pegada ecológica é um cálculo do que cada pessoa, cada país e, por fim, a população mundial consomem em recursos naturais. A medição é feita em hectares, e seis categorias são avaliadas: terras para cultivo, campos de pastagem, florestas, áreas para pesca, demandas de carbono e terrenos para a construção de prédios. Hoje, por conta do atual ritmo de consumo, a demanda...
tracking img