Movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PATRICIA CAMINHA DE ALMEIDA

MOVIMENTOS SOCIAIS

Trabalho da Disciplina: Sociologia Jurídica
Curso: Direito 2° Semestre

BLUMENAU
2009
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................4
3. MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL ................................................................6
3. MOVIMENTO SOCIAL SEM TERRA .................................................................7
4 CONCLUSÃO ............................................................................................................8
REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo foi elaborado com base no surgimento dos movimentos sociais e visa uma compreensão acerca da nova configuração da sociedade civil organizada,explicitando os múltiplos tipos de ações coletivas do novo milênio.
A partir desta compreensão, busca-se explorar a diversidade identitária dos sujeitos, atransversalidade nas demandas por direitos, as formas de ativismo e de empoderamento através de articulações em rede e, finalmente, a participação política das organizações em rede.
A partir desse pressuposto, realizamos pesquisa em doutrinas e reportagens com enfoque para “os movimentos sociais”.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A reivindicação é uma forma de atuação política, estando os movimentossociais situados como expressão deste tipo de atuação. Os movimentos sociais são divididos entre novos e tradicionais, sendo que os novos movimentos sociais refletem a atuação política pautada na autonomia frente ao Estado e partidos, através da negação de práticas clientelistas, num enfrentamento e negociação direta com o poder público. Os movimentos sociais tradicionais, por sua vez, expressam aparticipação em esquemas populistas, práticas clientelistas, cooptação e atuação burocratizada.
    O paradigma histórico-estrutural aponta para os aspectos estruturais do capitalismo como fundamento para os movimentos sociais. Este paradigma comporta por sua vez, três correntes em seu interior.
    A primeira, afirma que “Os movimentos sociais seriam a resposta dos grupos e das organizações àsituação de carência e de necessidade não atendida” (GOHN, 1991, p.23). A segunda, coloca ênfase nos “processos políticos decorrentes da luta de classes”, nos quais o Estado estaria “entrecortado por conflitos de classe de diferentes naturezas” (GOHN, 1991, p.23-24). Na terceira corrente que compõe o paradigma histórico-estrutural, marcada especialmente por Rudé, Thompsom e Hobsbawn, há umadesvinculação da ortodoxia marxista.
    Tendendo para estudos da cultura política que investiga as classes segundo as mentalidades coletivas, estes teóricos, “se preocupam em resgatar as experiências coletivas dos trabalhadores e, nestas, seus atos de protestos, manifestações e movimentos” (GOHN, 1991, p.24).
O que é ressaltado por Thompson, não é a objetividade das carências e necessidades, mas a formacomo estas são vivenciadas pelos sujeitos em sua história cotidiana. Ou seja, o “sujeito da história” emerge como um ser em construção, essencial no devir do processo histórico. Assim, “Os sentimentos de injustiça e exclusão surgem desta vivência e podem, em determinados contextos, se expressar socialmente como revolta. São momentos de ruptura da ordem na vida das pessoas e não da ordem social maisampla” (GOHN, 1991, p.25).
De acordo com os representantes do paradigma culturalista que se baseiam na teoria da ação social de Max Weber, a conjuntura e o cotidiano devem ser analisados, para que os movimentos sociais sejam compreendidos através da subjetividade dos fatos sociais. Os indivíduos são assim, atores sociais que realizam ações e práticas com um sentido.
Podemos dividir a...
tracking img