Movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARÁ
CURSO: SERVIÇO SOCIAL I
DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL E NA AMAZÔMIA
PROFESSORA: SOLANGE SOUZA
ACADÊMICA: ALINE FERNANDA VALE SOARES
DATA: 31.05.08.

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos.

Atualmente existe um imenso número de paradigmas, paradigmas que surgem natentativa de explicar acontecimentos vividos e utopias. Infelizmente, essas teorias não conseguem explicar totalmente a realidade existente.
Paradigmas também foram levantados para explicar o significado de movimentos sociais. Em que se podem destacar três teorias, estas serviram de análises para os movimentos sociais no Brasil, a saber, a teoria norte-americana, européia e a teoria da dependênciada América Latina. Essas produções realizadas com o foco no Brasil aconteceram devido a Ditadura Militar (1964). Neste período os movimentos sociais não podiam se manifestar, eles funcionavam clandestinamente. O final dos anos 70/80 (fim da Ditadura Militar), foram períodos conhecidos como uma fase de redemocratização. Os regimes militares foram substituídos por regimes civis. Os movimentossociais cresceram espetacularmente, e o que antes funcionava às escondidas passou a despertar interesses em diversas camadas sociais.
Os movimentos sociais sempre fizeram parte da sociedade, no entanto, deixava-se a desejar quando a questão era ter um conceito claro a respeito. Afinal, o que é um movimento social?
Gohn vai explicar que existem diferentes paradigmas de lutas e movimentossociais. E que na América Latina são realizados em volta das elites e dos processos de desenvolvimento. Os grupos populares eram citados enquanto elementos de integração.
A teoria de dependência surgiu em um cenário de repressão das lutas sociais. A onda de estudos sobre movimentos populares surgiu neste contexto e as bases teóricas existentes eram as já desenvolvidas na Europa. A teoria dadependência não se desenvolveu na direção de explicar a sociedade civil. Então, o contato com algumas teorias européias possibilitou focalizar a sociedade civil e serviu de guia para a ação, e assim conferia importância aos movimentos e os via como elementos estratégicos de uma redemocratização de Estado e da sociedade em geral. A influência teórica européia inicialmente se fez predominante pormeio do paradigma marxista, que logo foi sendo substituído pelo paradigma dos novos movimentos sociais. As teorias européias serviram de base, por ser considerada a mais crítica. Ignorou-se uma extensa produção norte-americana por ter fundamentos funcionalistas, no entanto, antes da Ditadura Militar, no Governo de Vargas e JK (década de 50/60) foi utilizada a teoria norte-americana na tentativa detransformar o Brasil em uma potência econômica.
Segundo Gohn vários conceitos de movimentos sociais são levantados, no entanto, não são perfeitamente elaborados a seu respeito. Para ela, as pessoas comuns facilmente conceituam movimentos sociais, conceito este que é totalmente empírico e que difere dos cientistas sociais. Há mais definições empíricas que conceitos analíticos, por isso,existem uma confusão de que tudo o que é mobilização e organização se designa a movimentos sociais. Gohn vai dizer que nem tudo que se organiza é um movimento social e vai fundamentar um conceito além das evidências empíricas.
Para compreender os objetivos levantados pela autora, que consiste em elaborar um conceito teórico com bases categóricas que emergem de manifestações concretas dospróprios movimentos, vistos como processos sociopolíticos e culturais da sociedade civil, é necessário entender algumas diferenças:
1 – Movimentos e grupos de interesses: interesses comuns de um grupo são componentes de um movimento, mas não bastam para caracterizá-los como tal. Para ser movimento social é exigida uma série de parâmetros que qualifiquem os componentes de um grupo e dão a eles...
tracking img