Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CAMPUS RECIFE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

PROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RECIFE
2011
Laís Moreira
Samuel SuzanoPROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado por alunos da turma 60461N do curso de pedagogia, ao contexto de T.C.C. – Projeto de Pesquisa, orientado pela professora Neulia Cavalcanti.

RECIFE2011

SUMÁRIO

Apresentação ......................................................................................................... 04
Justificativa ............................................................................................................. 05
Problematização .....................................................................................................06
Objetivos ................................................................................................................. 07
Revisão Bibliográfica ...............................................................................................08
Metodologia .............................................................................................................11
Propostas de Capítulos...........................................................................................12
Cronograma ............................................................................................................12
Referências Bibliográficas ......................................................................................13
Anexos
Apêndice

1.0 - APRESENTAÇÃO

Neste estudodestacaremos a importância dos jogos e brincadeiras como instrumentos para a aprendizagem na educação infantil.
Tendo em vista que no decorrer dos anos o processo de aprendizagem vem sofrendo muitas mudanças, principalmente no que diz respeito as metodologias de ensino, voltamos o nosso olhar para a forma mecanizada e descontextualizada que as metodologias são aplicadas, tal forma de ensino dificulta aintegração entre o aluno e a escola, já que a distância da realidade social, cultural e econômica da criança não é levada em consideração, isso reflete de maneira relevante no desenvolvimento cognitivo das mesmas.
Tendo em vista que o processo de aprendizagem se desenvolve em várias etapas do currículo escolar, procuramos estabelecer áreas que interligam tal processo; sendo estas: áreapsicomotora; área sócio-afetiva; área sensorial e área cognitiva.
Através desses pontos procuramos estabelecer o papel do jogo e das brincadeiras no âmbito pedagógico juntamente com introdução destes no currículo escolar que como uma proposta lúdica, promove o aprendizado do aluno em sua totalidade, ou seja, o aluno torna-se conhecedor e aplicador de seus conhecimentos.

2.0 - JUSTIFICATIVAEste estudo procura analisar a importância do jogo e do brincar no processo de construção do conhecimento da criança na educação infantil, explorando o lúdico e desenvolvendo seu cognitivo.
VYGOTSKI(1988) indica brinquedos e brincadeiras como indispensáveis para a criação da situação imaginária. Revela que o imaginário só se desenvolve quando se dispõe de experiências que se organizam.
Sendoassim, pretendemos com esta pesquisa, verificar como as brincadeiras, as atividades lúdicas e os jogos interferem na aprendizagem da criança na educação infantil e qual a sua contribuição no desenvolvimento de habilidades, social, emocional, político, moral e cognitivo.

3.0 - PROBLEMATIZAÇÂO

Percebemos que mesmo com as atualizações do ensino, as crianças ainda são vistas como adultos em...
tracking img