Sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TECIDO SANGUÍNEO

O sangue humano é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por três tipos de células, chamadas de glóbulos sanguíneos ou elementos figurados do sangue: hemácias (células vermelhas), leucócitos (células brancas) e plaquetas (trombócitos).
O plasma é constituído de água (cerca de 92%), sais minerais, diversas substâncias que são transportadas pelo sangue eproteínas.
Há quatro grupos principais de proteínas:
*Albuminas — utilizadas pelo organismo para manter a pressão osmótica do sangue (pressão que faz retornar ao sangue a água que sai dos vasos e banha as células) e para transportar ácidos graxos e hormônios;
*Globulinas — formam os anticorpos que combatem organismos invasores;
*Fibrinogênio — trabalha no processo de coagulação do sangue, formando umamalha fibrosa que prende as células sanguíneas e produz um coágulo que detém possíveis hemorragias.
*Lipoproteínas — transportam lipídeos e colesterol.

1.1 HEMÁCIAS

As hemácias, também chamadas glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são células especializadas no transporte de oxigênio. Elas são produzidas no interior dos ossos, a partir de células da medula óssea vermelha denominadaseritroblastos.
Em cada milímetro cúbico de sangue existem cerca de 4,5 milhões de glóbulos vermelhos, na mulher, e cerca de 5 a 5,5 milhões no homem. O número maior de hemácias no homem pode ser atribuído à sua maior massa muscular, que exige um maior consumo de oxigênio.Em todo o sangue, circulam cerca de 30 trilhões de hemácias.
Enquanto nos invertebrados o oxigênio é transportado por pigmentosdissolvidos no plasma, nos vertebrados o pigmento – hemoglobina– está concentrado na hemácia, que possui uma forma muito bem adaptada ao transporte de oxigênio: em vez de esférica, como a maioria das células, ela tem a forma de um disco circular e bicôncavo, achatado no centro.Essa forma aumenta a superfície de contato da hemácia com os gases a serem transportados, tornando mais rápido sua absorção eeliminação. Além disso, a hemácia é um disco bastante flexível, podendo dobrar-se de modo a passar por vasos com diâmetros menores que o seu, que é de 7 a 8 nm de diâmetro por 1 a 2 nm de espessura.
Os glóbulos vermelhos têm esse nome devido à sua coloração, graças à hemoglobina, que chega às veias sem oxigênio, após ter realizado sua distribuição, através das artérias, por todo o corpo. Como é ooxigênio que dá à hemoglobina a coloração vermelha, os glóbulos vermelhos das veias possuem de fato a coloração azul-arroxeado.
A hemácia dos mamíferos é tão especializada que não possui nem mesmo núcleo (é anucleada), pois a maior parte de seu citoplasma está ocupado pela hemoglobina. Já a hemácia dos demais vertebrados possui núcleo.

1.1.1 ANEMIA

Uma hemácia permanece cerca de 120 dias emcirculação. Ao fim desse período, ela perde sua capacidade funcional e acaba sendo fagocitada e digerida por células do fígado ou do baço (macrófagos). O ferro da hemoglobina é então enviado para a medula óssea, onde será reaproveitado na construção de novas moléculas de hemoglobina.
A redução da quantidade de hemoglobina circulante caracteriza a doença conhecida como anemia. Já o aumento acima donormal do número de hemácias é chamado policitemia.
A anemia pode ter várias causas: falta de ferro, de vitamina B12 ou de ácido fólico, resultantes de uma dieta alimentar inadequada ou de falha na absorção desses elementos. Ela pode ser causada também por perdas crônicas de sangue em doenças como úlcera, tuberculose, verminoses intestinais ou em mulheres com menstruação abundante.
Há aindaanemias provocadas por fatores hereditários – como a anemia falciforme, em que as hemácias são destruídas muito rapidamente – e por doenças da medula óssea – como a leucemia. Finalmente, a anemia pode aparecer também em mulheres que engravidam e que não estão com a reserva normal de ferro.
Anemias intensas geralmente trazem graves conseqüências ao organismo, podendo levar à morte.

1.2...
tracking img