Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
sustentabilidade

O que é sustentabilidade?


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar oseu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o mundial.deA Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), uma das maiores empresas de mineração e metais do mundo, está presente em 14 estados brasileiros e em cinco continentes. Líder na produção e exportação de minério de ferro e pelotas, a Vale é uma importante produtora global de concentrado de cobre, bauxita, alumina, alumínio, potássio, caulim, manganês e ferroligas, e prepara-se para iniciar aprodução de níquel. É também a maior operadora brasileira de serviços logísticos, operando mais de 9 mil quilômetros de malha ferroviária e 10 terminais portuários próprios, além de importante produtora de energia elétrica para consumo próprio. Em 2007 a empresa manteve um desempenho de crescimento decorrente da expansão da capacidade produtiva da Companhia e maior diversificação de seu portfólio deativos, o que, segundo a empresa, tem permitido ampliar sua exposição aos efeitos do ciclo econômico entre outros benefícios.
Nesta entrevista, a diretora-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce, Olinta Cardoso, conta como a empresa contribui para o desenvolvimento integrado econômico, ambiental e social dos territórios onde a Companhia Vale do Rio Doce atua. Esta é a missão da Fundação,criada com o intuito de fortalecer o capital social das comunidades e respeitar as identidades culturais locais.
As ações da Vale geram efeitos econômicos, sociais e ambientais. De que forma a empresa concilia os seus negócios com a sustentabilidade do planeta?
O conceito de sustentabilidade permeia todo o negócio da empresa, trata-se de uma questão estratégica. Não é possível sustentar umaempresa de recursos naturais no longo prazo sem uma constante preocupação com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentado das comunidades com as quais nos relacionamos e a disseminação de valores e práticas entre os nossos empregados que reflitam esse comprometimento. Nos empenhamos para que a nossa trajetória de crescimento promova o desenvolvimento econômico e social, gerandoemprego, renda e melhoria na qualidade de vida das populações com as quais interagimos de forma permanente. É importante para a companhia que as comunidades desenvolvam suas competências para que caminhem com as suas próprias pernas. Por isso, só para citar alguns exemplos, buscamos fomentar o desenvolvimento, estimulando o emprego da mão-de-obra local, ajudando a promover a economia da região com odesenvolvimento de pequenos e médios fornecedores locais etc.

Ao ser global a Vale lida com diferentes culturas nas Américas, Europa, África e Ásia. Até onde é possível ter uma política de RSE global e quando é necessário adaptar-se a situação local? Tem um bom exemplo?
Adotamos uma gestão baseada em práticas de responsabilidade social, pautando nossas ações em relacionamentos ancorados norespeito a cada um dos públicos com os quais interagimos em diversos lugares. Um exemplo real é a nossa chegada em Moçambique, onde tivemos e temos que entender a cultura local, considerando a sacralização da natureza, os índices relacionados à saúde e as formas de tratamento utilizadas, entre outros aspectos. Desde a etapa de pesquisa, os geólogos precisam participar de ritos para chegar até os...
tracking img