Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desmatamento
O desmatamento é um processo de degradação da vegetação nativa de uma região e pode provocar um processo de desertificação. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que devastam ambientes naturais e reduzem o número de habitat para as espécies. Um dos principais agentes do desmatamento é o homem.
Nos últimos anos, a atividade humana teminvadido o meio ambiente em diferentes escalas e velocidades, o que resulta na degradação de biomas. Além de lançar na água, no ar e no solo substâncias tóxicas e contaminadas, o homem também agride o ambiente capturando e matando animais silvestres e aquáticos e destruindo matas.
http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/ecossistema/desmatamento

Agricultura familiar
A agricultura familiar éuma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar: Tem como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtorfamiliar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares.
http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/programas-complementares/beneficiario/agricultura-familiar

APPsO que é área de preservação permanente?
• Faixa de proteção de recursos hídricos: 30m para rios com até 10m de largura; 50m para rios entre 10m e 50m de largura; 100m para rios entre 50m e 200m de largura; 200m para rios entre 200m e 600m de largura; e 500m para rios com largura superior a 600m
• Entorno de lagoas naturais: 100m na zona rural e 30m em zonas urbanas
• Entorno de reservatóriosartificiais: faixa definida na licença ambiental
• Entorno das nascentes: no raio mínimo de 50m
• Encostas com declividade superior a 45°
• Restingas, fixadoras de dunas/estabilizadoras de mangues
• Manguezais, em toda a sua extensão
• Bordas dos tabuleiros ou chapadas
• Topo de morro com altura mínima de 100m e inclinação média maior que 25°
• Altitude superior a 1.800 m
• Vereda, faixacom largura mínima de 50 m
Obs.: Não é APP a várzea fora dos limites de mata ciliar.
http://www.senado.gov.br/NOTICIAS/JORNAL/EMDISCUSSAO/codigo-florestal/areas-de-preservacao-permanente/o-que-e-area-de-preservacao-permanente.aspx

Cota de reserva ambiental “moeda Verde”

O texto do novo Código Florestal (PLC 30/2011) aprovado pelos senadores na noite desta terça-feira (6) prevê a criação deuma espécie de "moeda verde": a Cota de Reserva Ambiental (CRA). A cota, na definição do projeto, será um "título nominativo representativo de área com vegetação nativa, existente ou em processo de recuperação".
Cada CRA corresponderá a um hectare (10 mil metros quadrados) de área com vegetação nativa primária, ou vegetação secundária em qualquer estágio de regeneração ou recomposição ou aindaáreas de recomposição reflorestadas com espécies nativas.
A CRA poderá ser doada, transferida, vendida ou comprada e poderá ser utilizada para compensar Reserva Legal de imóvel rural situado "no mesmo bioma da área à qual o título está vinculado".
Ou seja, em alguns casos, o proprietário obrigado a recompor Reserva Legal em sua propriedade poderá comprar o equivalente em CRA de outro proprietárioque tenha preservado Reserva Legal acima do que seria obrigatório em suas terras. Para poder ser usada com essa finalidade, a cota deve representar a mesma quantidade de terra.
O código em vigor, de 1965, possui figura semelhante, a Cota de Reserva Florestal, que será considerada como CRA após a vigência da futura lei do novo código.
A emissão da cota será feita pelo órgão ambiental a pedido do...
tracking img