Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Redundância e RAID
Redundância significa ter componentes "de reserva", a postos para substituir o principal caso ele falhe por qualquer motivo. Existem fontes redundantes, arrays de discos redundantes e até mesmo servidores redundantes, onde temos dois servidores completos, sincronizados em tempo real, onde o segundo servidor monitora o primeiro e assume suas funções em caso de problemas.
Asfontes redundantes são chamadas de RPS (Redundant Power Supply) e se baseiam no uso de módulos substituíveis. Para servidores menores, é mais comum o uso de fontes 1x1, onde temos dois módulos independentes e um circuito central, que monitora as tensões e ativa o segundo módulo em caso de problemas com o primeiro. Para servidores que precisam de mais do que 350 ou 400 watts de energia, é comum o usode fontes 2x1, onde são usados três módulos, onde dois deles fornecem energia ao servidor (o que permite somar as capacidades) e o terceiro módulo fica de reserva para o caso qualquer um dos dois falhar:

Naturalmente, fontes redundantes são consideravelmente mais caras, não apenas porque os circuitos são todos duplicados, mas também por que elas precisam ser muito mais compactas do que umafonte tradicional, já que temos essencialmente duas ou três fontes no espaço de uma.
Na maioria dos casos, os módulos podem ser substituídos a quente (hot-swap), sem necessidade de desligar o servidor. Um alarme sonoro ou visual avisa do problema, permitindo que o administrador substitua o módulo defeituoso assim que possível.
No caso dos discos rígidos, temos os diferentes modos de operaçãodo RAID, que permitem adicionar redundância (sacrificando parte do espaço disponível), aumentar o desempenho (fazendo com que o sistema use os HDs simultaneamente, dividindo as operações entre eles), ou ambas as coisas combinadas.
De acordo com o número de HDs disponíveis e os recursos oferecidos pelo sistema operacional usado, os modos RAID disponíveis são:

RAID 0 (Striping): No RAID 0 todos os HDspassam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente, com cada HD realizando parte do trabalho. Isso permite melhorar brutalmente a taxa de leitura e de gravação e continuar usando 100% do espaço disponível nos HDs. O problema é que no RAID 0 não existeredundância. Os HDs armazenam fragmentos de arquivos, e não arquivos completos. Sem um dos HDs, a controladora não tem como reconstruir os arquivos e tudo é perdido. Isso faz com que o modo RAID 0 seja raramente usado em servidores.
RAID 1 (Mirroring): No RAID 1 são usados dois HDs (ou qualquer outro número par). O primeiro HD armazena dados e o segundo armazena um cópia exata do primeiro, atualizadaem tempo real. Se o primeiro HD falha, a controladora automaticamente chaveia para o segundo HD, permitindo que o sistema continue funcionando. Em servidores é comum o uso de HDs com suporte a hot-swap, o que permite que o HD defeituoso seja substituído a quente, com o servidor ligado. A desvantagem em usar RAID 1 é que metade do espaço de armazenamento é sacrificado.
RAID 10 (Mirror/Strip): Estemodo combina os modos 0 e 1 e pode ser usado com a partir de 4 HDs (ou outro número par). Metade dos HDs são usados em modo striping (RAID 0), enquanto a segunda metade armazena uma cópia dos dados dos primeiros, oferecendo redundância.
RAID 5: Este é o modo mais utilizado em servidores com um grande número de HDs. O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Osarquivos são divididos em fragmentos e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Os códigos de correção são espalhados entre os discos. Dessa forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho.
O RAID 5 pode ser usado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos...
tracking img