Sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de Sistemas de Informação

São Paulo
2012
Desenvolvimento de Sistemas

Conceituação

Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulgá-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.
No prismaempresarial, os sistemas de informação podem classificar-se de diversas formas. Existem, por exemplo, sistemas de informação operacional ou de processamento de transações (que gerem a informação referente às transações que têm lugar numa empresa), sistemas de informação de gestão (para solucionar problemas empresariais em geral), sistemas de informação estratégicos ou de apoio à decisão (analisam asdistintas variáveis de negócio para a tomada de decisões), sistemas de informação executiva (para diretores, gerentes e administradores), sistemas de automatização de escritórios (aplicações que ajudam no trabalho administrativo) e sistemas especializados (que emulam o comportamento de um especialista numa área concreta).
Os sistemas de informação tratam do desenvolvimento e da administração dainfra-estrutura tecnológica de uma organização.
Em uma empresa as organizações são interligadas por diversos departamentos pelos seus proprios sistemas de informação.
“É muito importante que haja informação, para uma boa administração”
“Leandro Orlandini – Colunista.”

Na computação corporativa, uma das maioresmetas é possibilitar a informação de forma, que traga novos e melhores instrumentos de apoio á tomada de decisão. Com possibilidades que otimize o trafégo de dados dentro da corporação on-line.
Minimizando a manipulação e como consequencia, assegura uma maior confiabilidade para as informações. Sendo um instrumento de trabalho que realmente atenda ás necessidades dos Gestores, com agilidade notempo certo e confiabilidade.

Projeto
O projeto é a parte mais importante do sistema. Nele é definido o que, como, quando e porque será feito. No projeto são realizados diversos tipos de análises, prototipação, desenhos de cenários, diagramas e outras representações para tentar aproveitar ao máximo a expectativa e o resultado final do sistema.

Levantamento de requisitos
O levantamento derequisitos é umas das partes mais importantes do processo que resultará no desenvolvimento de um sistema. Entender aquilo que o cliente deseja ou o que o cliente acredita que precisa e as regras do negócio ou processo de negócio. Isso é o fator determinante que move essa importante função que faz parte da Engenharia de Software.
Aliado ao levantamento de requisitos existe o mapeamento dos processosque é de vital importância para a melhoria dos resultados obtidos pelo levantamento de requisitos.
Muitos sistemas são retardados em seu prazo estipulado na fase de definição ao escopo do projeto ou até mesmo morre durante seu percurso, pois, a etapa de levantamento de requisitos é negligenciada ou simplesmente feita de forma ineficaz, muitas empresas não adotam as politicas de elaboração de umsoftware, visando à urgência do cliente e acabam fazendo algo sem nenhuma documentação, ou seja, não passou pelo processo de qualidade de software, resultando em um tempo de produção rápido, mas pecando nas normas de qualidade, gerando muito mais gastos no futuro com a manutenção e futuros problemas causados pela não estruturação do software.

Definição de requisitos
Os requisitos são uma coleçãode sentenças que devem descrever de modo claro, sem ambiguidades, conciso e consistente todos os aspectos significativos do sistema proposto. Eles devem conter informações suficientes para que os implementadores construam um sistema que satisfaça os requerentes.
Um requisito é tratado como funcional quando descreve um serviço ou função que o sistema deve realizar. Paralelamente pode haver...
tracking img