Sistema mes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
XI Seminário de Automação de Processos

PROJETANDO SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO PARA O MES1
Marcos de Oliveira Fonseca2 Constantino Seixas Filho3

Resumo A necessidade de integração e disponibilização de informações do chão de fábrica para o nível corporativo é uma realidade que as indústrias enfrentam para se tornarem cada vez mais competitivas no mundo globalizado. A tomada de decisão no nívelestratégico exige um alto grau de colaboração e necessita de dados precisos do processo produtivo em tempo real para garantir a assertividade na condução do negócio. Neste contexto, os sistemas de automação e os sistemas de gerenciamento da produção devem ser projetados de forma a prover as informações certas, no tempo certo para as pessoas certas. Este trabalho apresenta como os sistemas de automaçãodevem ser concebidos e projetados dentro das melhores práticas e tendências de mercado para integração com os sistemas de gestão de produção. Palavras-chave: Automação; Sistemas MES; Integração.

DESIGNING AUTOMATION SYSTEMS FOR THE MES Abstract The necessity of shop floor information integration and access provided to the corporative level is a fact that the industries face to become morecompetitive in the globalization. Decision making at the strategic level in the organizations requires a high degree of collaboration and needs precise real time data from the process in order to be assertive in driving the business. In this context, automation and production management systems have to be designed to provide the right information to the right person at the right time. This paper presentshow automation systems have to be modeled and designed using the best practices and market trends for integration with the production management systems. Key words: Automation; MES systems; Integration.

1 2 3

Contribuição técnica ao XI Seminário de Automação de Processos, 3 a 5 de outubro, Porto Alegre-RS Engenheiro Eletricista, M.Sc, Diretor da Divisão de Tecnologia da Automação da ATAN Sistemas,Belo Horizonte – MG, Brasil. Engenheiro Eletrônico, M.Sc., Diretor de P&D da ATAN Sistemas, Belo Horizonte – MG, Brasil.

375

XI Seminário de Automação de Processos

1 INTRODUÇÃO Os sistemas de automação atuais estão entrando numa nova dimensão dentro do atendimento às necessidades de controle e informação demandadas pelo mercado industrial. O mercado globalizado apresenta características edinâmica que promovem um grau de competitividade e colaboração jamais observados. A quebra das fronteiras de informação e conhecimento proporcionadas pela Internet, juntamente com o desenvolvimento de tecnologias e padrões abertos, viabilizam uma colaboração entre sistemas, povos, culturas e nações que atingem qualquer indivíduo em qualquer lugar do planeta. Portanto, do ponto de vista de sistemas,não existem obstáculos e nem barreiras que sejam intransponíveis dentro do “mundo plano”.[1] A convergência tecnológica e integração entre sistemas, que vão do chão de fábrica até os sistemas corporativos, são fatores que refletem como as empresas buscam compatibilizar as exigências do mundo globalizado. A consolidação de normas e padrões internacionais estabelece referências e facilita a integraçãoentre sistemas que estejam alinhados com os mesmos. O conceito de CPAS (Collaborative Process Automation System) definido pela ARC Advisory Group expressa bem como os sistemas de automação e MES (Manufacturing Execution Systems) devem ser integrados de forma a promover a colaboração entre sistemas e aplicações. Neste contexto, os sistemas de automação devem estar preparados para se integrar eprover os dados e as informações exigidas pelos sistemas de nível superior. Tradicionalmente, os sistemas de automação eram concebidos com uma visão muito centrada no processo para atender principalmente suas demandas de controle, intertravamento e proteção. Numa abordagem mais atual, os sistemas de automação devem ser concebidos e projetados com uma visão mais ampla, contemplando também as...
tracking img