Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual o papel das empresas diante da inadiável necessidade de conciliação entre competitividade e humanização
Vários aspectos são necessários para uma empresa se tornar competitiva como inovações e liderança em custos, porem não mais suficiente. Para atingir o respeito dos seus clientes e até mesmo a fidelização é necessário pensar e agir de forma mais humana e demonstrar com fatos apreocupação real com a escassez dos nossos recursos naturais. A conseqüência que hoje vivemos, após anos e anos de países desenvolvidos que somente usufruíram dos recursos, sem a devida preocupação de repor para mais tarde não faltar, ou seja, devolver ao meio ambiente o que ele nos proporciona diariamente.
O papel primordial das empresas hoje é trabalhar de forma eficaz com seus recursos, melhorando suasmargens e lucros, porem com a preocupação real com o ambiente que está inserida. Foco em buscar soluções sustentáveis e conseqüentemente melhorando sua rentabilidade.
O desafio está em criar alternativas que sejam relevantes para comunidade e viáveis para o negócio, sem se limitar aos modelos de hoje. Pequenos movimentos podem gerar resultados significativos para o futuro, para seus clientes eseus colaboradores.
2. Explique a importância de todos os stakeholders envolvidos na gestão empresarial voltada à responsabilidade social corporativa.
Para uma empresa ser reconhecida como empresa sustentável e preocupada com o meio ambiente, os stakeholders devem estar convencidos com as práticas propostas e que realmente estes são os elementos essenciais ao planejamento estratégico dosnegócios sem deixar de se preocupar com as questões socioambientais, com o uso excessivo e abusivo dos recursos naturais, considerando fortemente a necessidade contínua de adequar suas atividades, pautando sempre suas escolhas em conceitos reais de sustentabilidade.
Eles são os responsáveis em impulsionar esta consciência e necessidade através de seus fornecedores, clientes, funcionários, governo eaté mesmo seus concorrentes que ficarão atentos ao movimento responsável e ético, como exemplo a ser seguido e como benefício para toda sociedade.
O fato é que os consumidores estão cada vez mais atentos e como conseqüência destas escolhas, com o impacto ecológico e social muito forte, o desempenho financeiro deixou de ser o único critério para refletir real valor. Isso imediatamente reflete anecessidade de atuar em uma gestão responsável em meio a diversos públicos estratégicos.
3. A pesquisa de Azevedo (2006) apresenta a análise de indicadores segundo o Relatório de Sustentabilidade Empresarial do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Identifique quais indicadores foram os mais adotados pelas empresas estudadas. Justifique a adoção de cada indicadorapontado
Atualmente os indicadores mais usados são os mais conhecidos e mais fáceis de mensurar por ser quantitativo e não qualitativo. Vejo que a adoção de cada indicador apontado é pelo fato de serem mais objetivos e claros. São eles: Ambientais (consumo de água – 07 vezes), Sociais Internos (saúde / programa de saúde – 20 empresas), Econômicos (faturamento bruto e lucro operacional), SociaisFuncionais (número de funcionários e empregos gerados) e Sociais Externos (outros benefícios oferecidos para sociedade e comunidade inserida).
Para mim a sustentabilidade não é algo tão simples de ser medido quando pensamos em indicadores qualitativos e não quantitativos, mas extremamente necessário quando segue a premissa da honestidade. Se forem principalmente honestos, não será difícil estabelecerindicadores qualitativos para medir a atividade, buscando idéias para superar a dificuldade de se medir valores intangíveis, mas ao mesmo tempo tão significativos. Indicadores são extremamente importantes para mensurar os avanços e os resultados, comparando com a tendência em longo prazo e atuando para melhorar cada vez mais, usando também como base o resultado dos seus concorrentes,...
tracking img