Madame bovary

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Madame Bovary conta a história de Emma, uma moça criada no campo mas com sonhos burgueses. Inspirada pelo que lê nos livros, Emma quer uma vida melhor,de mimos e coisas que só os ricos podem comprar. Pensando que poderá alcançar o que tanto quer, Emma se casa com Charles Bovary, um médico do interior.Charles ama Emma apaixonadamente mas por ignorância não dá valor as coisas mesmas que a Emma, não vê a beleza como Emma vê e é, segundo ela,extremamente entediante. Tentando suprir essa falta que o sonho de uma vida melhor faz, Emma procura em outros homens o alicerce para os seus desejos.
Baseada emfatos da vida real, sendo esse o motivo que levou o autor a condenação por insultar a moral e os costumes da época.
A angústia causada pelainsatisfação de Emma levou-a ao encontro de outros homens, consumando o adultério que, como se não fosse sério o suficiente, a fez acumular muitas dívidasdecorrentes dos presentes destinados aos amantes.
As traições de Emma levaram-na ao suicídio, vistas as perturbações psicológicas pelas quais passou apersonagem. A morte dela, por sua vez, foi a causadora do infarto fulminante de Charles, que morreu de amor pela esposa perdida.
Com isso, consuma-se a tragédiaconjugal que, ainda hoje, é fato na sociedade contemporânea, visto que muitos casais dão um fim aos relacionamentos, não por influências literárias,como no caso de Emma, mas por uma série de outros fatores externos da vida cotidiana que interfere na vida particular, familiar e social de cada um.
tracking img