Tutorial do fsx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUTORIAL COMPLETO PARA FLIGHT SIMULATOR
Índice:
1. Apresentação;
2. Pouso ILS;
3. NDB;
4. VOR;
5. Radial, QDM, QDR e Aerovias de Baixa e de Alta e Níveis de Vôo;
6. Considerações Finais.
Fortaleza, 6 de dezembro de 2006.
1.Apresentação:
Bom, pessoal, me chamo Renato Perdigão e assim como vocês, sou fanático pela aviação desde pequeno.
Lembro-me de quando aos 4 anos de idade, meu pai,médico, me perguntou: “Meu filho, o que você vai ser quando crescer? Um cirurgião muito famoso e competente, né?!”. E eu, com toda minha ingenuidade e inocência e admiração pela aviação desde cedo, respondi: “Piloti!” (esse “i” no final é proposital, até porque uma criança com quatro anos não tem uma dicção lá tão boa. Hehehe).
Enfim. Cresci e agora com 16 anos, há 8 no Flight Simulator (Sim, eutenho uma relíquia – FS98 Original aqui em casa. Hahaha) resolvi fazer um tutorial para os amigos, que assim como eu, são fiéis fãs deste excelente simulador.
Comecei sem muitos recursos de aprendizado e tive que aprender na “marra”, como se diria aqui no meu Ceará. Tive um único amigo, que assim como eu, não sabia muita coisa, mas o pouco que sabia, transmitiu-me com imensa maestria. Dedico este“trabalho” (que não é nenhum best-seller, é bem verdade) ao meu caro colega Cláudio Linhares e a alguns colegas que também me ajudaram e a quem também ajudei ao longo de minha “carreira” como piloto virtual.
Tentarei transmitir a vocês, pilotos de Flight Simulator, alguma parte do meu conhecimento a respeito deste excelente simulador de vôo, como vôo por instrumentos, que assim como era pra mim,deve ser um pesadelo para alguns de vocês que agora estão lendo este tutorial.
Nele, você encontrará além de textos escritos por mim e pelo meu grande amigo Filipe, fotos editadas para mostrá-los exatamente o que se explica nos textos.
A você, amigo e amiga, que baixou este tutorial, que está usando seu tempo em favor da aviação, que está lendo até aqui, o meu sincero muito obrigado. Boa sorte avocê e que este tutorial lhe ajude muito a progredir no mundo da aviação virtual.
“Pela atenção, muito obrigado, tenham todos excelentes vôos.”
Atenciosamente,
Renato Perdigão
ID IVAO: 216223 – aproximadamente 220 horas.
CNS1518: aproximadamente 1049 horas em 737-700 e MD-11.
2.Pouso ILS:
Então, damos início ao nosso serviço de bordo, perdão, à nossa parte de vôo por instrumentos. Nestecapítulo, estudaremos resumidamente o pouso por instrumentos (IFR).
Para começar, entendamos o Significado de ILS. ILS = Do Inglês significa Instrument Landing System. Para quem conhece a língua, sabe do que estou falando, para quem não conhece, lá vai: Sistema de Pouso por Instrumentos.
O ILS é configurado através de uma freqüência de rádio e um rumo magnético, o qual corresponde ao da pista na qualse efetuará o pouso.
Façamos o seguinte, como já proposto pelo meu amigo Filipe da Fonseca anteriormente: Saiamos de SBSC (Santa Cruz) com destino ao Galeão (SBGL).
Lembrando que 99% do vôo é feito com o PA LIGADO! Decolou, atingiu 1500 pés AGL (ou 2000), ativa o PA e só se desativa o mesmo na DH, em procedimento ILS ou no início dos procedimentos de não-precisão (VOR, NDB, RNAV, VISUAL, etc.)OBS.: Siga este exemplo com 100% de céu limpo! Então façamos o seguinte: Decolaremos de SBSC, da pista 05 com as seguintes informações: NAV1 = 109.30 CRS = 096 HDG = 100 SPD = 200 ALT = 2100 VS = 1300 Decolaremos da pista 05 de SBSC manualmente. Após cruzarmos 500 pés, ativaremos o NAV1, o HDG, o SPD e o ALT. A aeronave irá curvar a direita e subir automaticamente a 2100 pés na razão de 1300 péspor minuto mantendo 200 nós. Ache a pista do Galeão. Achou? Gire o HDG tentando alinhar com a
pista parcialmente. Certifique-se que você esteja ouvindo alguns BIP's. Isso significa que você está dentro do raio de alcance do ILS. Alinhou mais ou menos com a pista? Aperte o botão NAV do seu painel. Isso vai fazer a aeronave alinhar com a pista, MAS NÃO IRÁ DESCÊ-LA! O HDG vai apagar e a...
tracking img