Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* |
CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maiorpotencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro
“Sustentável,adj. que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, porlongo período”. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)
No livro As Conexões Ocultas, Fritjof Capra, renomado físico e teórico, nos informa que o conceito de sustentabilidade foi criado no começo da década de 80 por Lester Brown, fundador do Instituto Worldwatch, que definiu a sociedade sustentável como aquela que é capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivênciadas gerações futuras.
Capra ainda nos relata que alguns anos depois, o relatório da comissão mundial do meio ambiente e desenvolvimento, o famoso “Relatório Brundtland”, usou a mesma definição para apresentar a noção de desenvolvimento sustentável: a humanidade tem a capacidade de alcançar o desenvolvimento sustentável – de atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade dasgerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.
Assim nasciam as primeiras definições de sustentabilidade, esse novo conceito surgiu em virtude da busca existente em solucionar os problemas ocasionados pela exploração descontrolada dos recursos naturais, ao longo da história da humanidade; tornando-se cada vez mais evidente nas últimas duas décadas, a gravidade das consequências das exploraçõespredatórias da natureza. Quando se aborda sustentabilidade, deve-se considerar a interdisciplinaridade do seu conceito. A sustentabilidade abarca várias áreas do conhecimento humano, dentre elas a mais lembrada talvez seja a ambiental.
A sustentabilidade ambiental responde diretamente pela preservação e conservação do ambiente[1], de forma que o desenvolvimento não agrida o meio ambiente. Odesenvolvimento atual vem gerando enormes impactos ambientais. Para que a sustentabilidade em si se aplique, há a necessidade de que conhecimentos fragmentados sejam integrados. Na sustentabilidade, os aspectos ambientais devem ser tão relevantes quanto os aspectos técnicos e econômicos, bem como os aspectos de estética e conforto.
[1] Ambiente: Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos e/ou ascoisas e os influência. (FERREIRA, 2000, p.38)

Saneamento básico e gestão ambiental
O Plano de Saneamento Básico, instituído sob a Lei 11.445/07, define o saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.
No Brasil, esses serviços sãoprestados por órgãos públicos ou privados, tais como: companhias estaduais e municipais de saneamento básico, fundações, consórcios intermunicipais, empresas privadas de saneamento básico e associações comunitárias.
Em 2000 o IBGE promoveu uma pesquisa sobre as condições de saneamento básico de todos os municípios brasileiros, buscando avaliar a oferta e a qualidade dos serviços prestados e analisar asimplicações diretas com a saúde e qualidade de vida da população.
Do estudo concluiu-se que, na época de sua realização, 116 municípios brasileiros não possuíam nenhuma rede de distribuição de água, serviço essencial para as populações, em especial em relação aos riscos que sua ausência pode causar à saúde. Desses municípios, 56% encontram-se na região nordeste do país. Quanto ao esgotamento...
tracking img