Pablo picasso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mandioca é o nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes comestíveis.
O nome dado ao caule do pé demandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada doseuropeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Mesoamérica (Guatemala, México). Espalhada para diversas partes do mundo, tem hoje a Nigéria como seu maior produtor[1].
No Brasil,possui muitos nomes, usados em diferentes regiões, tais como: mandioca-brava - a que contém o venenoso ácido cianídrico - aipim, castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva,maniveira, pão-de-pobre,[2] e variedades como aiapuã e caiabana, ou nomes que designam apenas a raiz, como caarina.[3]
[editar] Etimologia
"Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og[4]. "Aipim" origina-sedo termo tupi ai'pi'[5]. "Macaxeira" origina-se do termo tupi maka'xera[6]. "Maniva" origina-se do termo tupi mani'iwa[7].
[editar] Origem
Foi cultivada por várias nações indígenas da América Latinaque consumiam suas raízes, tendo sido exportada para outros pontos do planeta, principalmente para a África, onde constitui, em muitos casos, a base da dieta alimentar. No Brasil, o hábito de cultivoe consumo da raiz continua.
[editar] Variedades
Existem diversas variedades da planta, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-brava (ou mandioca amarga), de acordo com a presença de ácidocianídrico (que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol). Usa-se o nome aipim (ou macaxeira) para se designar a mandioca-doce.
As variações não se restringem apenas à quantidadede ácido cianídrico. Variam também as cores das partes de folhas, caules e raiz, bem como sua forma.
[editar] Utilização
No Brasil, a raiz tuberosa da mandioca é consumida de várias formas. Há...
tracking img