Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

De

Arte

Barroco na península Itálica
Barroco na península Itálica: O início de tudo.

A arte barroca iniciou-se na penínsulaItálica, mas não tardou a irradiar-se pelo restante da Europa e chegar ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Seu desenvolvimento, porém, não se deu demaneira homogênea: houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas em cada região.

CARACTERÍSTICA
Descrição:
Alguns princípios gerais podem ser apontados comocaracterísticos da arte barroca: o Barroco rompeu o equilíbrio entre sentimento e razão e entre arte e ciência que os artistas renascentistas procuravam estabelecer de forma muito consciente. Diferentemente daarte renascentista, na arte barroca a emoção predomina sobre o racionalismo.

PINTURA
Descrição:
De modo geral, as características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontosprincipais. O primeiro deles é a disposição dos elementos na tela, quase sempre em uma composição em diagonal. Alémdisso, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o queintensifica a expressão de sentimentos. Quanto ao tema, a pintura barroca voltou-se para a religiosidade, a vida da nobreza e também a vida do povo simples.
Entre os pintores da penínsulaItálica, destacam-se, por sua expressividade:
Tintoretto: que tinha como características em suas pinturas, o corpo das figuras sendo mais expressivo que o rosto, e a luz e a cor tendo grande intensidade.Caravaggio: para ele não havia identificação, tão comum na época, entre beleza e classe aristocrática.
Andréa Pozzo: sua obra feita no teto de uma igreja impressiona pelo número de figuras epela ilusão.

Cristo em casa de Marta e Maria (1578), uma das pinturas de Tintoretto.


Nome:
Turma:2008
Turno:Tarde...
tracking img