Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP























SUSTENTABILIDADE
























CAMPO GRANDE MS
2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP










SUSTENTABILIDADE


Trabalho do Desafio de Aprendizagem, sendo requisito parcial à nota final do segundo semestre da disciplina deResponsabilidade Social e Meio Ambiente do curso de Administração sob a orientação da professora Edilene Maria de Oliveira, tutor presencial Diego da Silva Bertho e tutora à distância Deisy Franciellen Martins da Silva.
















CAMPO GRANDE MS
2011

0BSUMÁRIO




USUMÁRIOU 3
UINTRODUÇÃOU 4
U1 SUSTENTABILIDADEU 5
U1.1 QUADRO DE CONCEITOSU 5
U2 AÇÕES RELACIONADAS ÀSUSTENTABILIDADEU 6
U2.1 BENEFÍCIOSU 6
U3 SANEAMENTO BÁSICO NO PLANEJAMENTO AMBIENTALU 7
U3.1 OCUPAÇÃO DE ÁREAS DE MANANCIAISU 8
UCONCLUSÃOU 9
UREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASU 10

1BINTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre os conceitos de sustentabilidade e como o saneamento básico é um elemento importante para melhorar as condições de sobrevivência da população.
1 SUSTENTABILIDADESustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindoestes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


2B1.1 QUADRO DE CONCEITOS

Sustentabilidade: Explora as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social.
Desenvolvimento Sustentável: O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suaspróprias necessidades.
Tripé da sustentabilidade: termo que se refere as três dimensões envolvidas na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social: as pessoas, o planeta e o lucro.
Stakeholders: Qualquer pessoa que seja afetada ou possa ser afetada pelo desempenho de uma organização.
Investimento social privado: preocupação com a obtenção de resultados, as transformações, a ascensãosocial e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação.
Responsabilidade social empresarial: é um conceito que abrange duas dimensões: Uma forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona.
O Estabelecimento de metas empresarias que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursosambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Indicadores sustentabilidade empresarial: ferramentas de diagnóstico adotadas pelas empresas para gerenciar os impactos e riscos sociais e ambientais de suas atividades. Isso permite que elas analisem suas praticas de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.
Novagovernança corporativa: Sistema que integra os interesses de acionistas, clientes, empregados e público externo de forma ética, transparente, empreendedora e sustentável.


3B2 AÇÕES RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas aexploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o...
tracking img