400 Metros rasos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
400 metros rasos

Os 400 metros rasos são uma modalidade olímpica de atletismo onde os competidores correm uma volta à pista. É a mais longa das provas de velocidade pura.
Os corredores saem deuma linha de partida escalonada, de dentro para fora da pista, que compensa o efeito da curva e garante a mesma distância para todos. A chegada é feita na meta oficial da pista de atletismo.
Os 400metros estiveram presentes em todas as edições dos jogos olímpicos da era moderna. O primeiro campeão olímpico foi o estado-unidense Tom Burke, que também ganhou a primeira medalha de ouro nos 100metros. O episódio mais controverso da história da modalidade ocorreu nos Jogos de 1908 em Londres, na final olímpica da prova, que contou com três estado-unidenses e um britânico. A polémica surgiu quandoum concorrente dos Estados Unidos foi desqualificado por bloquear a passagem do britânico Wyndham Halswelle, numa manobra permitida pelas regras dos EUA, mas ilegal segundo o regulamento britânico.Após diversos protestos, a corrida foi anulada e os três restantes concorrentes foram chamados a correr nova final. Os dois estado-unidenses que restavam recusaram-se a colaborar e boicotaram a final.Halswelle correu sozinho e recebeu a medalha de ouro num pódio vazio.
O evento de senhoras apareceu pela primeira vez nos Jogos de 1964 em Tóquio, onde foi vencido pela australiana Betty Cuthbert. EmSydney 2000, a prova foi vencida por Cathy Freeman, a primeira aborígene a ganhar uma coroa olímpica.
O recordista mundial é Michael Johnson, com um tempo de 43,18 segundos, estabelecido em 26 deagosto de 1999, em Sevilha.
É a prova mais amplamente dominada pelos Estados Unidos no atletismo masculino. Durante o ano de 2009, por exemplo, constatava-se que os 12 melhores corredores da históriadesta prova eram americanos, e que somente os atletas dos EUA conseguiram completar a prova abaixo de 44 segundos.
A prova de 400 metros é conhecida com uma prova muito complicada. É impossível uma...
tracking img