Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia o texto a seguir, que é um conto popular da Suécia.



Os seis cisnes

Era uma vez um rei que governava um grande reino. Era feliz no casamento com sua rainha. Eles tinham setefilhos – Seis príncipes e uma princesa. Mas então sua rainha morreu e ele ficou sozinho com todos os filhos. Depois de alguns anos, resolveu arranjar outra mãe para as crianças. A nova rainha dava aimpressão de gostar bastante delas, mas no íntimo as detestava. Dominava a arte de feitiçaria e certamente teria se livrado delas se tivesse certeza de não ser descoberta. Uma vez o rei se afastou emviagem, levando a princesinha.

Depois que ele se fora, a rainha levou os príncipes ao alto da torre para mostrar-lhe algo maravilhoso. E quando lá chegou, abriu uma janela e os transformou emaves, e momentos depois seis cisnes pairaram nos ares. Quando o rei voltou havia um grande tumulto no castelo. Ninguém sabia o que acontecera aos príncipes. O rei mandou fazer uma busca em todo o seureino, mas em vão.

Tempos depois, a princesinha caminhava na floresta, triste e sozinha. Então ela encontrou um velho que se dirigiu a ela dizendo saber o que a afligia e que lhe ensinava alibertar seus irmãos. Ele contou que eles foram transformados em cisnes e já haviam estado várias vezes no castelo. Ela poderia falar com eles, que eles entenderiam muito bem o que ela dissesse, emboranão fossem capazes de responder. Também contou que fora a rainha quem os transformara. Se a princesa quisesse liberta-los, teria que fazer uma camisa de urtigas para cada um deles, com as mãosdesprotegidas, sem agulha nem linha. Mas ninguém devia vê-la ou saber disso, porque senão adiantaria. E as camisas precisavam ser acabadas antes que os príncipes completassem sete anos de transformação, docontrário seria tarde demais. A princesa ficou contente, mas também preocupada, porque alguns anos já haviam se passado desde a feitiçaria. Ela agradeceu ao velho, correu para casa e escolheu um...
tracking img