Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com a comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento criado pelas nações unidas para discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental desenvolvimento sustentável é: “O desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que nãoesgota os recursos para o futuro.”
Este conceito foi usado pela primeira vez em 1987, no relatório Brundtland, documento também conhecido como “Nosso futuro comum” elaborado pela comissão supracitada. Faz parte de uma série de iniciativas que reafirmam uma visão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelos países em desenvolvimento que ressalta orisco implícito no uso indiscriminado dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. Desta forma o relatório aponta a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.
O relatório propõe uma série de medidas que promovem o desenvolvimento sustentável, dentre elas: Limitação do crescimento populacional; garantia derecursos básicos à longo prazo (água e alimentos entre outros); preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; redução do consumo de energia e desenvolvimento de fontes de energia renováveis; desenvolvimento industrial dos países não industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas; etc.
Nos últimos anos, práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégiade um número crescente de empresas, cientes da necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza e, portanto, do claro vínculo que une a própria prosperidade com o estado da saúde ambiental e o bem-estar coletivo da sociedade.
O consumidor é cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas. Assim, para a empresa garantir a satisfaçãodos consumidores ela terá, cada vez mais, que fornecer respostas coerentes a estes assuntos, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado às temáticas como a sustentabilidade e empenhando-se a atingir resultados positivos a favor do ambiente. Para tanto são necessários planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, ou seja, o conceito representa uma nova forma dedesenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Um dos traços mais impactantes da recente evolução da economia mundial tem sido a integração dos mercados e queda das barreiras comerciais. Para grande parte das empresas, isso significou a inserção, muitas vezes forçada, na competição em escala planetária. Em curto espaço de tempo, elas viram-se compelidas a mudar radicalmente suasestratégias de negócio e padrões gerenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades decorrentes da ampliação de seus mercados potenciais, do surgimento de novos concorrentes e novas demandas da sociedade. Esse contexto apresenta como desafio para as empresas a conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade, e introduz a preocupação crescente com a legitimidadesocial de sua atuação.
A atuação baseada em princípios éticos e a busca de qualidade nas relações são manifestações da responsabilidade social empresarial. Numa época em que os negócios não podem mais se dar em segredo absoluto, a transparência passou ser a alma do negócio: tornou-se um fator de legitimidade social e um importante atributo positivo para a imagem pública e reputação das empresas. Éuma exigência cada vez mais presente a adoção de padrões de conduta ética que valorizem o ser humano, a sociedade e o meio ambiente.
A competição acirrada torna vital a fidelização dos consumidores e clientes, que têm cada vez mais acesso à informação e à educação. A adoção de um comportamento que ultrapassa as exigências legais agrega valor à imagem da empresa, aumentando o vínculo que seus...
tracking img