Pim 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PIM
Arquitetura e Sistema Operacional de Um computador didático destinado ao uso em escolas de ensino fundamental

Objetivos
O presente documento é um projeto de redes que servirá como referencia para implantação de uma rede de computadores para um laboratório de informática seguindo as normas técnicas utilizadas atualmente no mercado e com um baixo custo de investimento.
Introdução
Oslaboratórios de informática têm a missão de dar apoio aos alunos oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Além de servir como uma excelente ferramenta didática para o ensino nas diversas disciplinas do currículo do aluno.
É importante deixar claro que a instalação de computadores e internet nas escolas deve ser acompanhada de programas de capacitação deprofessores para que os recursos possam ser efetivamente utilizados na área pedagógica.
Objetivos do Projeto
O objetivo do projeto é disponibilizar para as escolas de ensino fundamental e médio, tanto da rede publica como privada,um modelo referencia de como montar um laboratório de informática que viabilize as seguintes iniciativas pedagógicas:
o Oferecer cursos de capacitação para os alunos,professores e funcionários, para que essas pessoas possam competir de igual no mercado de trabalho;
o Utilizar a informática para melhorar o interesse e aprendizado nas demais disciplinas do currículo do aluno, uma vez que, com um laboratório de informática e com acesso a Internet, os alunos terão uma ferramenta a mais de aprendizado;
o Motivar o interesse em pesquisas e a curiosidade do aluno;o Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situação de resolução de problemas.

As recomendações existentes neste trabalho darão base para implementar um ambiente estável e definir padrões que possam ser aplicados em curto, médio e longo prazo, possibilitando um crescimento na rede de computadores de forma modular e preservando investimentos.

Escopo do Projeto
Nesse projeto serão abordadosdois tipos de laboratório, um com um número máximo de 15 estações de trabalho e outro entre 15 a 40 estações de trabalho. Com essa divisão será possível verificarmos os custos de implementação de um laboratório de informática em uma escola. Dependendo do tamanho da rede, os equipamentos recomendados serão diferentes, ou seja, quanto maior a rede, mais complexa será sua estrutura.
Serãoespecificados equipamentos de redes, estações de trabalho, servidores além da infra-estrutura necessária para montar um laboratório que atenda os requisitos técnicos de uma rede de computadores com segurança e desempenho oferecendo assim um serviço de qualidade para os usuários desses equipamentos.
Parte I - Identificação de Necessidades
Situação Geral e Motivações
Em geral a maioria das instituições deensino de pequeno e médio porte não possui laboratório de informática para oferecer aos seus alunos, principalmente as escolas da rede pública. O laboratório é um recurso de extrema necessidade para o aprendizado e capacitação para o mercado de trabalho nos dias atuais. As poucas escolas que possuem um laboratório em suas dependências não utilizam de forma adequada e algumas vezes chegam ao pontode abandono pela falta de equipamento, instrutores capacitados ou de manutenção e ampliação dos equipamentos utilizados.
Um problema comum em laboratórios de informática é a falta de uma política de segurança para utilização dos recursos da rede, fazendo com que sejam acessados sites inadequados, com conteúdo impróprio e não didático, instalação de programas que podem prejudicar o funcionamentoda rede, além do perigo constante de vírus. Para coibir esses e outros problemas iremos propor soluções e técnicas de segurança para evitar que material não autorizado seja acessado e que programas não sejam instalados nem removidos das estações de trabalho.
Estatísticas
Segundo o Ministério da Educação, apenas 10% das escolas no Brasil possuem acesso à internet. Outros dados apresentados: em...
tracking img