Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade

Atualmente o assunto mais discutido em todo o país vem sendo o meio ambiente, motivo de preocupação constante de como salva-lo. Ouvimos muito falar em sustentabilidade, mas o que realmente significa?
“Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio deconfigurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange váriosníveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.” (Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/).
“Sustentabilidade Ambiental refere-se às condições sistêmicas, segundo as quais, em nível regional ou planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseiam, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido a gerações futuras”.(Manzini & Vezzoli, 2005)
Exemplos práticos e comuns de se ajudar é trocar carros por bicicletas, de lavar a calçada com a água do balde e não com mangueira, separar os tipos de lixos e reciclá-los, comprar lâmpadas que consomem menos energia elétrica, etc. Seja como for, essas idéias de preservação do meio ambiente e ações de sustentabilidade é quem garantirá as nossas necessidades atuais semprejudicar as das gerações futuras. Ou seja, utilizar nossos recursos com consciência.
O primeiro passo para o desenvolvimento sustentável é a conscientização de que um mundo sustentável é a prioridade hoje.
O segundo passo é cuidar do que tem e de onde vive, desenvolvendo projetos que envolvam a comunidade. Com cada um cuidando do seu próprio ambiente é o começo para um mundo sustentável.
O terceiropasso é executar essas idéias de sustentabilidade, quanto mais pessoas estiverem envolvidas na mesma causa, maior a possibilidade de se criar um mundo ecologicamente correto.

Sustentabilidade e Saneamento Básico
Engana-se quem pensa que o saneamento básico é uma preocupação recente das sociedades modernas. Desde vários séculos antes da Era Cristã há registros da construção de sistemas decaptação e distribuição de água e recolhimento de esgoto doméstico como forma de melhorar o bem-estar das populações em crescimento.
De acordo com historiadores, estudos comprovam a existência de esgoto na cidade de Nipur (antiga Babilônia, atual Iraque) desde o ano de 3.700 antes de Cristo. Considerado o primeiro sistema público de abastecimento d’água, o aqueduto de Jerwan foi construído na Assíriaem 691 A.C. Também os romanos demonstravam grande preocupação com o saneamento básico, tendo construído grande aquedutos em várias partes do mundo a partir de meados do ano 300 A.C.
Enchente, esgoto a céu aberto, acúmulo de lixo nas ruas, dejetos lançados em locais inadequados, água imprópria para consumo. Estas são apenas alguns dos problemas que o governo brasileiro tenta solucionar em grandeparte do território nacional. Depois de mais de 5.000 anos do surgimento das obras de saneamento básico no mundo, Santa Catarina ainda está longe de alcançar níveis satisfatórios de atendimento à população. De acordo com dados do governo federal, o Estado é o segundo pior em cobertura de rede de esgoto do país, ficando atrás apenas do Piauí.

Saneamento básico e Planejamento Ambiental – Devido aisso é necessário se ter um planejamento ambiental, que nada mais é do que um instrumento de ação com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de uma determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões. Engloba-se também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar...
tracking img