Sus e a viagem de carlos drummond

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A construção do Sistema Único de Saúde tem se processado, apesar das políticas econômicas neoliberais que implicam na redução do papel Estado e nos investimentos, nas políticas públicas,conseqüentemente, nas da área da saúde. Se já encontrávamos vários problemas nesta área, com a opção neoliberal estes se agravam. O direito à saúde está longe de ser uma realidade. O Estado não investe onecessário, os trabalhadores não são remunerados satisfatoriamente, os gestores não contam com os recursos e equipamentos que deveriam, e a população não participa do controle dos seus direitos.
Na atenção àpopulação, foi mantida uma abordagem reducionista. O deslocamento paradigmático na saúde não correspondeu à superação da abordagem organicista. Em decorrência de tal enfoque, a atenção éprioritariamente focada na doença em detrimento da pessoa doente. O amplo entendimento dos aspectos que se relacionam ao adoecimento humano não tem tido correspondência na atenção dispensada. As relações em todosos níveis, como entre gestores e profissionais e entre estes e os usuários, são marcadas por posturas hierárquicas e burocratizadas, ficando a desejar, especialmente, para o usuário de saúde. Alémdisso, o acirramento da competição entre as pessoas tem gerado cada vez menos cooperação, sentimento do coletivo e solidariedade, distanciando o alcance do SUS que queremos.
Carlos Drummond de Andrade emseu poema O homem; as viagens, datado de 1969, após relato em que o homem “chateado na Terra” vai de um planeta a outro, colonizando-os e humanizando-os, termina afirmando:

... humanizar
o homemdescobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de CONVIVER.

É essa convivência humanizada que o SUS procura resgatar.

Como se pode falar de humanização sea pessoa é dividida em inúmeras partes, se ela é toda fragmentada em órgãos e sistemas? Como se pode falar de humanização se, para tratar de um problema de saúde, a pessoa é encaminhada de um...
tracking img